“O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou hoje (9) a união das duas maiores fabricantes de defensas metálicas do país. Em sessão de julgamento, o Tribunal do Cade rejeitou a compra da divisão de defensas metálicas e de galvanização da Mangels Industrial pela Armco Staco. (...) De acordo com o Cade, a Armco é a líder; e a Mangels, a segunda maior empresa do ramo em atuação no país. Juntas, as duas empresas controlariam cerca de 70% do mercado de defensas metálicas no Brasil. Essa concentração, segundo o órgão, prejudicaria os concorrentes, impediria a entrada de novas empresas e praticamente criaria uma situação de monopólio no setor.”
Sobre a falha de mercado apresentada no texto-base, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. Uma pequena quantidade de compradores é tão danosa quanto o baixo número de vendedores em um mercado.
b. Monopólios e oligopólios são exemplos de concentração econômica.
c. Excesso de poder por parte de um agente de mercado constitui uma prática a ser combatida.
d. Um mercado eficiente deve ser dotado de atomização, evitando-se domínio por parte de uma deles.
e. A pulverização de um mercado, com a existência de vários agentes, não é desejável, por aumentar a concorrência, piorando, por consequência, as condições de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
E. A pulverização de um mercado, com a existência de vários agentes, não é desejável, por aumentar a concorrência, piorando, por consequência, as condições de trabalho.
CORRIGIDA PELO AVA
Explicação:
Respondido por
3
Resposta:
A pulverização de um mercado, com a existência de vários agentes, não é desejável, por aumentar a concorrência, piorando, por consequência, as condições de trabalho.
Explicação:
Corrigida pelo AVA.
Perguntas interessantes