O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy em 1947, para abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal. Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a fase social da arquitetura de Reidy, ao lado da Unidade Residencial da Gávea (1952) e do Teatro Armando Gonzaga (1950), em Marechal Hermes. Um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, Reidy tem grande atuação como urbanista, participando de diversos projetos para a cidade do Rio de Janeiro, desde 1929, quando trabalha com Alfred Agache na elaboração do plano diretor da então capital federal. A partir de 1932, responsável pelos serviços de arquitetura e urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, envolve-se com uma série de soluções para a área central da cidade, das quais uma das mais famosas é a urbanização do Aterro do Flamengo. O Pedregulho, elogiado por Max Bill, em 1953, e por Le Corbusier, em sua passagem pelo Brasil em 1962, marca um momento de reconhecimento internacional das obras arquitetônicas e urbanísticas de Reidy”.In Clássicos da Arquitetura: Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho) / Affonso Eduardo Reidy, por Igor Fracalossi.Link: https://www.archdaily.com.br/br/01-12832/classicos-da-arquitetura-conjunto-residencial-prefeito-mendes-de-moraes-pedregulho-affonso-eduardo-reidyConsiderando os benefícios trazidos à comunidade através das soluções adotadas no projeto e obra deste conjunto habitacional em larga escala, refletindo o engajamento de Reidy no avanço da arquitetura e do urbanismo modernistas, podemos afirmar que: I. O conjunto reforça as características da Arquitetura Moderna Brasileira, aliadas aos preceitos urbanísticos funcionalistas, revelando de forma acabada a relação entre habitação social, modernização, educação popular e transformação da sociedade.II. A complementação do programa com outras atividades fundamentais à habitabilidade, acrescentando áreas de lazer, de esportes e educação.III. A adoção da estética e de princípios defendidos por Le Corbusier, no cuidado com as tecnologias aplicadas na construção, na economia de meios utilizados e nas preocupações funcionais relacionadas às soluções formais: a exemplo do controle da luz e da ventilação, facilidade de circulação.IV. A escolha de um partido arquitetônico de planta serpenteada para a maior edificação, acompanhando as condições naturais do terreno, onde os pilotis de alturas variáveis constituem uma solução empregada em função dos desníveis do solo.V. A adoção de um repertório formal variado, indo além de primas retangulares, a exemplo de abóbadas, curvas e formas trapezoidais nas edificações públicas. Sendo assim, é correto afirmar que:
São verdadeiras as afirmativas I, II, III e IV.
São verdadeiras as afirmativas I, III e IV.
São verdadeiras as afirmativas II, III e V.
São verdadeiras as afirmativas I, II, III, IV e V.
São verdadeiras as afirmativas II, III e IV.
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nao sei hehe respondi pq quis ble
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steffanynunes09:
Namoral, a pessoa coloca a pergunta esperando obter algum tipo de ajuda e acontece isso, mas tudo bem, agradeço do mesmo jeito.
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