O conjunto do mundo antigo nunca foi, na sua continuidade e extensão, marcado pela predominância de trabalho escravo. Mas as suas grandes épocas clássicas, em que floresceu a civilização da antiguidade (a grécia dos séculos vi e v a. C. E a roma dos séculos ii a. C. Ao século ii d. C. ), foram aquelas em que a escravatura foi massiva e geral, entre outros sistemas de trabalho. Anderson, p. In: pinsky, j. Modos de produção da antiguidade. São paulo: global, 1984. A exploração do trabalho compulsório foi observada em diferentes temporalidades. No período destacado, uma característica marcante foi a a) limitação da exploração infantil. B) proibição da sujeição de cristãos. C) dependência do tráfico transoceânico. D) vinculação com as conquistas militares. E) inexistência do cativeiro por dívidas
Soluções para a tarefa
Podemos considerar a partir do texto sobre exploração do trabalho compulsório, que o período relatado trata-se da antiguidade clássica, visto que nessa época a escravização tinha forte relação com o ganho de um povo em relação à outro, ou seja, a vitória favorecia os vencedores tornando-os "senhores", já os derrotados tornavam-se escravos . Diante disso a alternativa correta é a letra D.
Antiguidade clássica: escravização
Devido o forte destaque pela escravização, partindo da ideia do ganho de um povo em relação ao outro, em que o ganhador tornava-se senhor e o perdedor escravo, resultou no desaparecimento de uma série de culturas militarmente derrotas, além de extinguir uma variedade de Estados e civilizações. Exemplo:
- Os gregos derrotados pelo exército romano tornaram-se escravos por um período.
Entenda mais sobre escravização aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23355295?referrer=searchResults
#SPJ4