“O conjunto de transformações do pós-Guerra Fria analisado trouxe importantes desafios à geopolítica no final do século XX e início do XXI. Um dos temas centrais que permeiam os debates nesse período indaga sobre o fim da geopolítica, não apenas como sistema de explicação da realidade, mas como prática e comportamento dos Estados”. Fonte: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.
Sabe-se que ao fim do século XX e início do XXI, o sistema internacional insere-se em um contexto de novas ameaças e reconfigurações dos espaços, pela emergência de potências consideradas revisionistas como a China. Tendo como base os conteúdos abordados da disciplina sobre a China e a reconfiguração do espaço asiático, analise as sentenças abaixo:
I. A ascensão pacífica da China é na verdade uma política de “fachada” para que o país possa projetar seu poder violento em suas esferas imediatas de influência.
II. A postura assertiva da China no Mar do Sul da China vai contra à legislação vigente da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
III. Para fins de cooperação, a China colocou em prática uma política de não confrontação e não ingerência em assuntos domésticos.
Após a análise cuidadosa das sentenças acima, assinale a alternativa correta:
A Apenas as sentenças I e III estão corretas;
B Apenas as sentenças II e III estão corretas;
C Apenas as sentenças I e II estão corretas;
D Apenas a sentença III está correta;
E Apenas a sentença I está correta;
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA B
Explicação:
Apenas as sentenças II e III estão corretas;
A China vem realizando aquilo que chama de ascensão pacífica, onde o país desenvolveu um conjunto de transformações na esfera social, cultural e militar a fim de se tornar a uma potência global. Para tanto, a China colocou em prática política de não interferência em assuntos domésticos e de não confrontação, a fim de aumentar o potencial cooperativo do país. A principal crise internacional atualmente com potencial violente se dá na postura assertiva da China em aumentar seu domínio territorial pelo Mar do Sul da China, projeto que vai contra a legislação vigente da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que delimita as zonas econômicas exclusivas dos países em 200 milhas. Deste modo, as afirmativas II e III estão corretas e a afirmativa I apresenta conceitos incorretos. Referência: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 5.