O conjunto de transformações de ciência na passagem do século XIX para o século XX, estimulou o surgimento de uma nova área de reflexão filosófica: a filosofia da ciência passou-se a discutir, por exemplo sobre o critério a ser adotado para validar uma teoria cientifica. Nesse debate o puseram-se os pensadores do circulo e Viena e Karl Popper. Que critério defendia cada um? Explique-as
Soluções para a tarefa
Olá! Espero poder ajudar!
Para os pesquisadores do Círculo de Viena o critério de validade de uma teoria científica deveria ser o da verificabilidade, da experimentação, da observação.
Eles baseavam toda fonte de conhecimento no modo empírico, rejeitando qualquer fato que não pudesse ser verificado pela experimentação.
Karl Popper defendeu o critério da não refutabilidade ou da falseabilidade. Segundo ele a essência do conhecimento científico é a possibilidade de refutá-lo. Popper diz que uma hipótese científica deve surgir primeiro antes da observação e somente depois deve ser experimentada.
O olhar de Karl Popper defende o critério da não refutabilidade, ou seja, a essência do conhecimento para o autor surge da possibilidade de refutar esse ponto. Além disso, o Círculo de Viena nasce a partir do critério da validade de uma teoria por exemplo.
Como notamos as ideias de Karl Popper?
Karl Popper teve como síntese do seu pensamento um olhar metodológico para o desenvolvimento científico, não tendo a metafísica eliminada, delimitando a significação, criticando o procedimento da indução.
Por fim, para o autor, vemos as hipóteses gerais onde se deduzem as consequências da possibilidade de experiência, sendo um dos critérios para analisar a falseabilidade.
Mais sobre o conhecimento filosófico:
https://brainly.com.br/tarefa/3828295
#SPJ3