O conjunto de municípios integrados a uma cidade central formando grandes aglomerações urbanas, com serviços públicos e infraestrutura compartilhados é chamado de:
A
regiões adjacentes.
B
regiões administrativas.
C
regiões metropolitanas.
D
regiões codependentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá,
b) área metropolitana.
Explicação:
Para entendermos o que é uma área metropolitana, é necessário sabermos ao certo o que é uma metrópole. Sendo assim conseguimos definir uma metrópole como uma cidade que possui os principais comandos e a principal economia, serviços e infraestrutura.
As cidades que possuem uma necessidade de ir a essa metrópole decidir seus principais assuntos e serviços de infraestrutura são chamados de área metropolitana, elas também são muito importantes para entendermos a dinâmica de hierarquia das cidades.
Resposta:
c) regiões metropolitanas
Explicação:
Uma região metropolitana ou área metropolitana consiste em uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos povoadas. Este aglomerado urbano partilha indústrias, infraestruturas e habitações.[1] As áreas metropolitanas geralmente são oficializadas por legislações locais e compreendem várias jurisdições e subdivisões diferentes, como municípios, bairros, distritos, cidades, condados e até mesmo estados (esse último caso recebe a denominação RIDE no Brasil).[2] Conforme as instituições sociais, econômicas e políticas mudaram, as áreas metropolitanas se tornaram regiões econômicas e políticas fundamentais.[3] As regiões metropolitanas incluem uma ou mais áreas urbanas, bem como cidades-satélites e áreas rurais que estão sócio-economicamente conectadas ao urbano núcleo central, geralmente medido por padrões migrações pendulares.[4]
Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole, que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que dá nome à região metropolitana, como Região Metropolitana de Nova Iorque. Porém, uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contígua urbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais, ou seja, os limites entre as cidades ainda são visíveis, mas nesse caso são regiões metropolitanas menores que não possuem nem muitas vezes uma metrópole, mas uma cidade central.
O fator mais preponderante para a definição de áreas metropolitanas ocorre quando as cidades que formam esse aglomerado urbano possuam um alto grau de integração entre si, em termos econômicos, políticos ou culturais. Uma região formada por diversas regiões metropolitanas localizadas próximas entre si, são por vezes chamadas de megalópole, ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles.