O conjunto das obras de Friedrich Nietzsche é considerado um marco na passagem do pensamento moderno para o contemporâneo. Nelas, destacam-se os seguintes conceitos:
(A)
moral dos fracos, imperativo categórico e subjetivação.
(B)
idealismo, romantismo e irracionalismo.
(C)
vontade de verdade, antirracionalismo e moral dos fracos.
(D)
positivismo, psicanálise e metafísica.
(E)
vontade de potência, cuidado de si e provas da existência de Deus.
Soluções para a tarefa
O conjunto das obras de Friedrich Nietzsche é considerado um marco na passagem do pensamento moderno para o contemporâneo, destacando-se os seguintes conceitos:
(E) vontade de potência, cuidado de si e provas da existência de Deus.
O conceito de Vontade de Potência foi criado por Nietzsche como base para o desenvolvimento de outras ideias. Entende a Vontade como a relação com o mundo que está em luta constante, sem equilíbrio possível, apenas tensão que se prova pelo movimento, às vezes delicado, outras vezes violento.
A vida é Vontade de Potência e está presente em tudo, desde as reações químicas mais simples até à complexidade da psique humana. Tudo no mundo é Vontade de Potência porque todas as forças procuram a sua própria expansão, quando a permanência é banida junto com a identidade: neste mundo reina a diferença.
Nietzsche dá o conselho: “torna-te quem tu és“, isso implica em conhecer a si próprio é cuidar de si próprio, através da Vontade da Potência, devemos explorar sem limites nossa existência. Devemos sempre aumentar o número de horizontes e aprender a conjugar a verdade na multiplicidade das ideias possíveis.
Nietzsche questiona o papel da religião em nossa cultura e principalmente o papel da Igreja, os mitos, as ideias, os ritos, a moral por trás da Teologia, vemos tudo isso enfraquecendo e desaparecendo pouco a pouco. Considera na religião, a vontade fraca que precisa de mestres. Mas então, a questão não é se Deus existe ou não, a questão é: como a crença ou não crença em deus implica em nossas vidas.
Bons estudos!
Resposta:
ALTERNATIVA E
Explicação: