Pedagogia, perguntado por leila2886, 1 ano atrás

o conhecimento pode ser interpretado como uma relação que se estabelece entre o sujeito

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
15
Bom dia!


Ops! Parece que você esqueceu de completar a pergunta, mas sem problemas, posso te ajudar. 


O conhecimento pode ser interpretado como uma relação que se estabelece entre o sujeito (aquele que quer saber, que tem curiosidade, indagações) e o objeto (aquilo que se quer conhecer, que guarda um enigma, que precisa ser desvendado).

A maneira como o sujeito irá revelar esse objeto é que se manifesta em diferentes tipos de conhecimento.

Durante a história os vários tipos de conhecimento científico surgem em momentos diferentes, acompanhando as transformações da sociedade. Podemos dizer que o pensamento baseado em evidências e no uso da lógica ganhou muita força com o movimento iluminista e junto com o crescimento da economia capitalista formou as bases para o conhecimento científico.

Com base neste tema, assinale a alternativa que contenha a forma predominante de construção do conhecimento antes do iluminismo.

a) O conhecimento era construído por meio do pensamento crítico através da discussão e da comparação de ideias contrárias.

b) O conhecimento era construído com base no senso comum.

c) O conhecimento era construído com base nos escritos religiosos e superstições

d) O conhecimento era construído com base na experimentação por meio de um método sistemático e lógico.



e) O conhecimento era determinado pelo debate público onde vários sábios expunham suas ideias e mais aceita era determinada como verdade.



Agora, podemos responder corretamente. 



Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra B. O conhecimento era construído com base no senso comum. 


Partindo deste ponto, é interessante notar que antes do Iluminismo, o homem passava por um processo de entendimento do mundo ao seu redor apenas através do senso comum e da observação de escritos religiosos, tendo a igreja como principal base na construção da opinião. 

Deste modo, é possível observar que naquele tempo a igreja era a instituição dominante, e, aliada a política, definia através do aprendizado cotidiano e das bases que já lhes foram dadas a partir dos dogmas estabelecidos pela religião, a forma como o homem deveria agir. 


Espero ter ajudado. 
Perguntas interessantes