O conhecimento pode ser definido de forma sistemática: identificação, criação, renovação e aplicação de forma estratégica em nossa vida ou de uma organização. Existem inúmeros modelos para gerenciar o conhecimento e o mais famoso são os quadrantes do conhecimento mencionados por Nonaka e Takeuchi (1997). Conforme o modelo, o conhecimento é gerado em forma espiral e passa por algumas etapas para que se torne passível de externalização. Descreva as quatro dimensões apontadas nesse modelo.
Soluções para a tarefa
As quatro dimensões do modelo dos quadrantes do conhecimento são mostradas a seguir.
Explicação:
Antes de iniciarmos, cabe aqui uma definição:
Conhecimento tácito - é o conhecimento implícito, aquele adquirido pela experiência e que não pode ser formalizado de forma fácil e, por isso, é difícil de ser passado a outras pessoas.
Agora, as 4 dimensões do modelo:
Socialização – processo de criação de conhecimento tácito comum baseado na troca de experiência, ou seja, quando uma pessoa compartilha conhecimentos tácitos diretamente com outras pessoas.
Externalização – processo de conversão dos conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
Combinação – processo de agregação de conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, ou seja, as pessoas combinam elementos isolados do conhecimento explícito para gerar novos conhecimentos.
Internalização – processo de conversão de conhecimentos explícitos em tácitos, o que geralmente significa aprender fazendo.