O conhecimento histórico não se confunde com a realidade passada, pois é construído em uma determinada época, comprometido com questões do seu próprio tempo. (Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia.)
Existe um consenso entre a maioria dos historiadores de que o passado não pode ser resgatado tal qual aconteceu, ele só pode ser reconstruído em função das questões colocadas pelo presente.
(Maria Auxiladora Schimidt. A formação do professor e o cotidiano da sala de aula: entre o embate, o dilaceramento, e o fazer histórico. In: II Encontro – Perspectivas do Ensino de História – Anais.)
A partir destas assertivas, é possível concluir que:
A)não existe elo entre passado, presente e futuro pois são tempos interdependentes, pois não há como analisá-los em uma investigação histórica.
B)passado e presente são interdependentes, pois o historiador só pode compreender esse passado a partir dos questionamentos feitos no seu próprio tempo.
C)ao recuperar o passado, é necessário distanciar-se das questões do presente, evitando assim a produção de uma história imediata.
D)o passado é único e as transformações que ocorrem não modificam a leitura sobre este, cabendo apenas ao historiador/professor mostrá-lo aos alunos como algo acabado e não questionável, não passível a interpretações.
E)a realidade presente faz parte do trabalho didático apenas enquanto fator de motivação dos alunos, já que o objeto da História é apenas voltar o olhar para o passado e descrevê-los isoladamente do contexto presente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
letra B e a alternativa correta
Respondido por
3
Resposta:
passado e presente são interdependentes, pois só pode compreender esse passado a partir dos questionamentos feitos no seu próprio tempo
Explicação:
DNM
Perguntas interessantes