O conhecimento do enfermeiro e dos demais profissionais de enfermagem sobre os aspectos ético-legais que envolvem os desvios da qualidade na prestação da assistência, particularmente no processo de medicação e suas implicações, é de suma importância, tanto como forma de conscientização, quanto para garantir maior segurança na assistência e assegurar os direitos do paciente. De acordo com o tema, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Entende-se que o enfermeiro, ao alterar a concentração da droga prescrita, não comete nenhum agravo, desde que seja para beneficiar o paciente b. Entende-se que o enfermeiro, ao medicar o paciente errado, cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por falsidade ideológica c. Entende-se que o enfermeiro, ao medicar o paciente com a dose prescrita errada cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por imperícia e imprudência d. Entende-se que o enfermeiro, ao se esquecer de medicar o paciente no horário prescrito, cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por imprudência e. Entende-se que o enfermeiro, ao medicar o paciente errado, cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por negligência
Soluções para a tarefa
Bom dia!
a. Entende-se que o enfermeiro, ao alterar a concentração da droga prescrita, não comete nenhum agravo, desde que seja para beneficiar o paciente. Errada, a prescrição médica deve ser seguida de maneira integral, caso o enfermeiro não a siga, ele está passando por cima da autoridade e do conhecimento médico, quebrando assim, padrões éticos.
b. Entende-se que o enfermeiro, ao medicar o paciente errado, cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por falsidade ideológica. Errada, caso aconteça, ele será responsabilizado por imperícia ou imprudência e não por falsidade ideoológica.
c. Entende-se que o enfermeiro, ao medicar o paciente com a dose prescrita errada cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por imperícia e imprudência. Correta, levando em consideração de que o profissional de enfermagem deve saber qual medicação ele está aplicando em seu paciente, bem como, sua dosagem.
d. Entende-se que o enfermeiro, ao se esquecer de medicar o paciente no horário prescrito, cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por imprudência. Errada, ele pode ser responsabilizado por negligência.
e. Entende-se que o enfermeiro, ao medicar o paciente errado, cometeu um erro grave, podendo ser responsabilizado por negligência. Errada, ele pode ser responsabilizado por imperícia ou impridência.
"O aborto é um caso típico onde as posições quanto ao fundamento ético são inconciliáveis. Para alguns, trata-se do dereito à vida, para outros é evidente que envolve o direito da mulher ao seu próprio corpo e há, ainda, os que estão convencidos de que a malformação grave deve ser eliminada a qualquer preço, porque a sociedade tem o direito de ser constituída por indivíduos capazes. Tais posições são características da sociedade judaico-cristã no fim do século XX. Todavia, elas não definem todas as culturas em todas as épocas da história humana. Assim, o aborto é tema da legislação babilônica e hebraica, enquanto um delito contra a propriedade era prática comum no mundo greco-romano. Dada a irredutibilidade das posições valorativas sobre a prática do aborto voluntário, os textos internacionais destinados à proteção do direito á vida, em geral se abstêm de tomar posição sobre o tema." (SPIN SANTIAGO, S "Ética biomédica". São Paulo: Paulinas, 1990) De acordo com texto acima, é correto afirma que: