O conhecimento de diferentes culturas pode favorecer o respeito à diversidade, além de promover uma vivência plena e a valorização de cada movimento cultural. Por outro lado, a identificação de um indivíduo exclusivamente com sua sociedade pode induzir à rejeição e ao preconceito de outras culturas. Como se denomina esse preconceito que cada cultura ou sociedade produz, ao mesmo tempo que procura incutir em seus membros à supervalorização de suas normas e valores peculiares em detrimento de outras culturas?
a) Etnocentrismo.
b) Positivismo.
c) Neoliberalismo.
d) Revolucionismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ETNOCENTRISMO
Explicação:
Diferentes culturas existem e essa afirmação é um fato. A vivência plena, entre as mais variadas bases de formação, das civilizações antigas e posteriormente das sociedades atuais, se fundamentam na ideia de pluralidade, logo, a ideia de supervalorização de uma cultura sobre a outra, está abrigada no conceito de etnocentrismo. Letra A.
O etnocentrismo é uma prática errônea
Pensar na forma que o etnocentrismo contribuiu para a colonização, ideias evolucionistas, além de tragédias históricas como o próprio holocausto, tornam o mundo um lugar mais cinza e menos vivo. O etnocentrismo contribui para práticas de sobreposição de uma cultura em relação a outra, um exemplo claro está na Colonização do Brasil pelos europeus.
Mais sobre o etnocentrismo:
https://brainly.com.br/tarefa/20558645
#SPJ2