O conhecimento das estruturas das moléculas é um assunto bastante relevante, já que as formas das moléculas determinam propriedades das substâncias como odor, sabor, coloração e solubilidade. As figuras apresentam as estruturas das moléculas de CO2 , H2O, NH3, CH4 , H2S e PH3.
Quais são as forças intermoleculares das moléculas apresentadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
co2= Força de dispersão de London ou Força de Van der Waals
H2O= Ligação de hidrogênio
NH3= Ligação de Hidrogênio
CH4= Força de dispersão de London ou Força de Van der Waals
PH3= Dipolo-Dipolo
H2S=Dipolo-Dipolo
Explicação:
Agua (H2O) e Amônia (NH3)
Apresentam Fortes ligações intermoleculares, devido alta eletronegatividade dos átomos centrais, Oxigênio e Nitrogênio, levando à atração dos elétrons do átomo de hidrogênio, aumentando a polaridade e fazendo com que o o hidrogênio (δ+) seja mais atraído pelo polo negativo de outra molécula.
Hidreto de fósforo e (PH3) Sulfeto de Hidrogênio H2S
Apresentam Ligações Dipolo-Dipolo, moléculas polares, já que a concentração de elétrons em dado polo da molécula atrai o polo positivo das demais.
Dióxido de Carbono(CO2) e Metano(CH4)
As moléculas retratadas acima representam 2 gases apolares, que podem sofrer uma polarização momentânea em decorrência do movimento dos elétrons dentro da molécula. Essa polarização causa um efeito de atração ou repulsão nos elétrons das moléculas vizinhas, fazendo com que as moléculas acabem se atraindo. A polarização é momentânea, havendo uma alternância de polos nas moléculas, criando assim um "dipolo", bem como popularmente chamada essas ligações, Dipolo-instantâneo e Dipolo-induzido.