O conhecimento científico sobre as interações humanas relacionadas à diversidade de microrganismos componentes da microbiota humana se desenvolveu nos últimos anos em diferentes áreas da ciência. A microbiota humana é o conjunto de microrganismos que reside no organismo humano, o que traz benefícios mútuos. No corpo humano encontra-se grande quantidade de microrganismos, os quais se distribuem em diferentes órgãos e tecidos, podendo-se encontrar dez vezes mais células microbianas que células humanas. A distribuição dos microrganismos depende de vários fatores, tais como: umidade, acidez, temperatura e disponibilidade de nutrientes. Esses microrganismos influenciam o sistema imunológico, a resistência aos patógenos e o aproveitamento dos alimentos.
GONÇALVES, M. A. P. Microbiota – implicações na imunidade e no metabolismo. 2014. 53p. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2019.
Considerando as informações acima apresentadas, avalie as afirmações a seguir que contém possíveis representantes do grupo de microrganismos:
I. Vírus.
II. Bactérias.
III. Protozoários.
IV. Fungos.
V. Crustáceos.
Correspondem a microrganismos os seres representados pelas afirmações:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
A alternativa 3) é a correta.
O mais inferior dos reinos é o reino monera, se levarmos em conta a complexidade dos seres vivos.
O reino monera agrupa diversos seres simples, procariontes, desorganizados como as bactérias e as archeas.
A organização celular desses seres vivos é bastante simples, possuem membrana celular, ribossomos, citoplasmas e só, não há núcleo celular, nem organelas, apenas material genético, proteínas, ribossomos e citoplasma.
RESPOSTA CORRETA ALTERNATIVA 4. I,II, III E IV, APENAS.
microrganismos ou micróbios são organismos que só podem ser vistos ao microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros.