História, perguntado por oliverqueiroz, 11 meses atrás

O conflito entre a sociedade e os povos indígenas constitui toda a história do Brasil desde a chegada dos portugueses. Assim, os povos ameríndios nunca receberam um tratamento digno, e muitos, na atualidade, ainda não recebem. Apesar da importante conquista constitucional de 1988, as terras demarcadas são tratadas por parte do Estado de forma hostil, e os indígenas nem sempre são tratados de acordo com o que consta na Constituição. Ou seja, além de terem difícil acesso a serviços básicos, os indígenas ainda são hostilizados.

Considerando o contexto apresentado, suponha a situação a seguir:

Com base nos seus conhecimentos, ressponda as seguintes questões:

a) Descreva em quais condições o ambulatório deverá ser construído.

b) Explique como os profissionais da área da saúde devem proceder em relação a essa comunidade indígena de modo a preservar e a respeitar seu modo tradicional de vida.

Escreva sua resposta no campo abaixo:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biancafigueiravlog
8

Resposta:

Contra a tendência à especialização das políticas públicas, o antropólogo deverá juntar-se com os agentes da área de saúde e os representantes daquelas coletividades procedendo a uma crítica circunstanciada desse processo. Ao final a intenção é contribuir para a construção de uma noção mais global de saúde, que não isole a doença da subsistência nem da qualidade dos recursos ambientais, que não ignore o peso dos fatores culturais, éticos e emocionais na construção das políticas públicas, unidades hospitalares ou mesmos postos de saúde ambulatoriais devem ser construído dentro da comunidade, trazendo assim aos profissionais de saúde os problemas e doenças comumente enfrentadas pelos indígenas

Por consequente os profissionais de saúde devem ofertar um tratamento “apropriado” porem em conformidade aos conhecimentos dos pajé ou curandeiros, não lhe impondo como único tratamento, mas sim como uma opção de auxilio, buscando assim uma “parceria” com os líderes das tribos, além de, se possível lhes orientar sobre hábitos de higiene e saneamentos, buscando assim prevenir doenças mais sérias.

Respondido por AlineTelesmed
4

O conflito entre a sociedade e os povos indígenas constitui toda a história do Brasil desde a chegada dos portugueses. Desde então povos indígenas lutam para manter sua cultura.

Os cientistas sociais juntamente com os agentes de saúde devem proporcionar um tratamento adequado a cultura indígena, respeitando sua cultura.

Conflito Povos Indígenas

A) O Antropólogo deve colaborar com os agentes da área da saúde e os líderes indígenas, dando detalhes da situação. Por fim, pretende-se contribuir para a construção de um posto de saúde, que não diferencie as doenças pelo modo de vida ou pela qualidade dos recursos naturais, que não ignore o peso dos fatores culturais, éticos e emocionais da aldeia.

As políticas públicas, unidades hospitalares ou mesmo espaços ambulatoriais de saúde devem ser construídos dentro da comunidade, aproximando os profissionais de saúde dos problemas e doenças que os indígenas frequentemente enfrentam.

B) Os profissionais de saúde devem ofertar um tratamento “apropriado” porem em conformidade aos conhecimentos dos pajé ou curandeiros, não lhe impondo como único tratamento.

Mas sim como uma opção de auxilio, buscando assim uma “parceria” com os líderes das tribos, além de, se possível lhes orientar sobre hábitos de higiene e saneamentos, buscando assim prevenir doenças mais sérias.

Leia mais sobre Povos Indígenas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/12520379

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes