O Concílio de Trento foi a resposta institucional da Igreja Católica à Reforma Protestante.
Duas instituições da Igreja Católica desempenharam papel crucial nesse contexto - o Tribunal do SantoOfício e a Companhia de Jesus.
a) Explique o papel que cada uma dessas instituições desempenhou nesse contexto:
b) Caracterize a atuação de cada instituição na colônia brasileira:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a-) A companhia de Jesus, na América, foi responsável para atrair mais adeptos à religião católica e a reafirmar dentro da religião os europeus que já eram católicos. O santo ofício foi responsável pela condenação e punição dos hereges na Europa, funcionando com auxílio das cruzadas
b-) Durante a colonização do Brasil pelos portugueses, uma ordem religiosa cumpriu um papel de destaque na organização social da colônia: a Companhia de Jesus. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. Além disso eles ofereciam educação aos filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho, por isso criaram alguns colégios pela colônia, sendo o mais conhecido o Colégio de São Paulo, em torno do qual foi fundada a cidade de São Paulo de Piratininga, atual São Paulo. A primeira visitação do Tribunal do Santo Ofício ao Brasil foi no ano de 1591. Os membros da inquisição visitaram Pernambuco e Bahia com o objetivo de verificar as suspeitas de atividades heréticas nessas regiões. Antes dessa data, apenas dois casos de condenação eclesiástica foram registrados no Brasil: o de Pero do Campo Tourinho, acusado de blasfêmia em Porto Seguro, Bahia, e o de Jean de Bolés, francês calvinista, também na Bahia. As suspeitas de heresias investigadas pela Inquisição estavam associadas, em sua imensa maioria, à figura dos cristãos-novos (isto é, judeus convertidos ao cristianismo), que vieram de países como Holanda e França atraídos pela economia açucareira.