O conceito "estado de natureza" é uma hipótese teórica cuja função é explicar a existência dos indivíduos em uma situação pré-social. Duas foram as principais concepções desse conceito: na primeira, os indivíduos viveriam isolados, em luta permanente e com medo constante; a fim de se protegerem, inventaram as armas. Na segunda, os indivíduos viveriam isolados em florestas, sobrevivendo ao sabor da natureza, desconhecendo lutas e comunicando- se com benevolência. Essas concepções podem ser atribuídas, respectivamente, a Marx; Locke. Stuart Mill; Rousseau. Hobbes; Locke. Maquiavel; Rousseau. Hobbes; Rousseau.
Soluções para a tarefa
Essas concepções são atribuídas a: Hobbes; Rousseau.
Segundo Rousseau, o ser humano é bom mas é corrompido pela sociedade. Se vivesse em estado natural e em pequenos grupos não haveria prolemas. Para ele o problema está quando o homem é posto a viver em sociedade, pois busca incansavelmente sobrepor uns aos outros. Rousseau cita o dinheiro e a propriedade privada como os grandes da vivência em sociedade dizendo que em busca destes tomamos assim uma postura de competição.
Segundo Hobbes, o homem pode todas as coisas, por isso utiliza de todas as maneiras para conseguir o que quer, para ele, os homens são maus por natureza e se impõem sobre o outro pela força ou violência para uma disputa ou competição por algum bem.
Nenhum homem se vê inferior aos outros e, por isso, impõe-se violentamente sobre os outros como superior, sendo considerado uma ameaça.
Espero ter ajudado!