Português, perguntado por jaquelinefurtado8143, 1 ano atrás

O conceito do letramento trouxe importantes implicações não só para a compreensão da sociedade leitora, como para a prática pedagógica. Explique essa afirmação, justificando

Soluções para a tarefa

Respondido por arianeeliass
9

A professora Magda Soares diz que :

" Na verdade, a palavra letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa literacy" que pode ser traduzida como "a condição de ser letrado" ( pag 35).  

Ser letrado é viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever (tendo a palavra letrado, neste caso, sentido diferente da que tem em português_ versado em letras, erudito).

Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

Segundo a autora, ter aprendido a ler e a escrever, é diferente de ter-se apropriado da escrita.  

Aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita. É resultado da alfabetização, definida como ação de ensinar a ler e escrever.  

Apropriar-se da escrita é tornar a escrita "própria", ou seja, é assumi-la como sua "propriedade". É resultado do letramento, definido como ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de escrita.

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.

Letramento é, portanto, para a autora, "muito mais que alfabetização".

O conceito de letramento só será útil aos professores, se eles compreenderem que alfabetização e letramento são processos inseparáveis. Não é possível ensinar a ler/ escrever dissociado de práticas sociais de uso da leitura e da escrita. Até porque, a função social da leitura e da escrita não é definida somente por quem está alfabetizando, ou seja ,o professor (e seu modo de trabalhar).

Aceitar a possibilidade da aprendizagem da leitura e da escrita como simples codificação/ decodificação, significa negar a participação do sujeito que está se alfabetizando, seu papel ativo, no processo de aquisição das habilidades necessárias à leitura e escrita. Significa negar que ele está cercado por um mundo escrito sobre o qual pensa e, mais ainda, que uma vez decodificado lhe abre portas que ninguém mais pode fechar.

Respondido por gn9239175
0

4)

Leia o texto a seguir:

Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa "literacy" que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.

(Disponível em: https://bit.ly/2B3fYFqAcesso em: 22 ago.2018)

Pensando nos processos vários de alfabetizar e letrar, associe a primeira coluna de acordo com a segunda:

1) Alfabetização

2) Analfabetismo funcional

3) Letramento

a) processo de alfabetização incompleta que não conseguiam interagir nas práticas letradas, ainda que fossem alfabetizadas.

b) uso e práticas sociais de linguagem que envolvem a escrita em grupos sociais diversificados culturalmente.

c) processo de apropriação do alfabeto, da ortografia da língua que se fala.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na associação entre colunas:

Selecione uma alternativa:

a)

1a – 2b – 3c

b)

1b – 2c – 3a

c)

1c – 2a – 3b

d)

1a – 2c – 3b

e)

1b – 2a – 3c

Perguntas interessantes