O conceito de trabalho é inerente e imprescindível ao desenvolvimento da humanidade. Com o tempo, seu significado foi se modificando, acompanhando as revoluções tecnológicas e transformações ocorridas na própria organização social. Em apenas cinco séculos, passamos do estágio de produção artesanal em baixa escala para o ponto em que a produção industrial ocorre em escalas globais. A Revolução Industrial iniciada no século XVIII teve como ponto crucial o século XX, quando o desenvolvimento tecnológico propiciou a otimização das atividades laborais e transformou radicalmente as relações de trabalho. Sobre esse período, leia os textos a seguir.
Texto 1 O trabalho no século XX: foi marcado pela automação industrial e pelo desenvolvimento tecnológico, que demandaram das fábricas maior eficiência na gestão. Foi a era das grandes fábricas de veículos, da produção em massa (fordismo) e do modelo Toyota de produção (just in time – produção sem estoque). O operário se tornou cada vez mais especialista em partes do processo produtivo e agora deveria seguir normas e padrões definidos pelos engenheiros. Todas as ações passaram a ser cientificamente planejadas e controladas pelos gestores. No início desse século, os operários eram pagos para executar e os gestores para pensar. O trabalho passou a ser monótono, repetitivo, alienante, não demandava criatividade e, por isso, considerado desumanizado (CHIAVENATO, 2006). PEREIRA, Luciano Santana. Projeto de Vida - Construindo o Sucesso no dia a dia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Texto 2 Disponível em < https://revolucaocontemporanea.wordpress.com/2012/12/19/revolucao-industrial-indicacoes/> Acesso em: 07 nov. 2018.
Acerca dos Textos 1 e 2, analise as afirmações a seguir.
I. Embora as transformações tecnológicas tenham exercido grande influência nas relações de trabalho no século passado, houve sempre o cuidado para que as formas de trabalho não se tornassem desumizadas e alienantes para os operários.
II. As transformações ocorridas no século XX fizeram com que as formas de trabalho se tornassem mais criativas, estando o trabalhador livre para desenvolver suas atividades dentro das fábricas segundo suas próprias aptidões.
III. O trabalhador do século XX passou a ver sua rotina de trabalho ser completamente guiada pelas normativas instituídas pelos engenheiros, sendo levado cada vez mais a se especializar em uma única tarefa, desenvolvendo, dessa forma, atividades monótonas e repetitivas.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
I é falsa, a preocupação com um trabalho que não seja alienante é coisa relativamente recente, de modo que, durante muito tempo, não se tomou precauções quanto a isso.
II é falsa, o trabalhador vai se tornando, cada vez mais, uma "engrenagem" no processo produtivo, tendo a sua liberdade tolhida.
III é verdadeira, de modo que, em nome da produtividade, a liberdade de ação do trabalhador e a possibilidade de fazer escolhas no ambiente produtivo foram reduzidas.
luppaiva:
somente a III é verdadeira
Respondido por
17
Acho que a alternativa correta é a alternativa somente a III
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás