O conceito de textura é:
a) É um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa sequência infinita;
b) É o elemento básico da geometria, através do qual se originam todas as outras
formas geométricas;
c) São construídas pela utilização das linhas que são ajustadas de maneira a criar um
espaço organizado sobre uma superfície.
d) É o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos.
02) Cascas de troncos de árvores, madeira e folhas são exemplos de texturas:
a) Texturas Naturais
b) Texturas Artificiais
c) Texturas Geométricas
d) Texturas Lineares
03) A técnica que consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que
contém alguma textura, e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera ou
lápis, é:
a) Pontilhismo
b) Art Nouveau
c) Frottage
d) Grafite
04) O local onde surgiu o teatro foi:
a) Brasil
b) China
c) Roma
d) Grécia
05) Identifique os elementos da Linguagem Teatral com base nas características de cada
um.
(1) Tempo (2) Plateia (3) Figurino (4) Iluminação (5) Cenário (6) Personagens
( ) São as pessoas que envolvem a história, podendo ser protagonistas (principais) ou
coadjuvantes (secundárias).
( ) Este elemento é classificado de três maneiras segundo a função que exercem durante a
elaboração ou apresentação da peça teatral.
( ) É quem assiste à peça.
( ) É um elemento essencial realizados pelos produtores (iluminadores).
( ) Este elemento corresponde ao local ou locais em que decorrem os fatos.
( ) São as vestimentas utilizadas pelas personagens em determinadas cenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- letra
D)
2- a)
3- c)
4- d)
5-
Explicação:
1) Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou uma superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável.
2) Texturas naturais
Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvores, madeira, folhas e rochas.
3) Frottage ou Frottagem
Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contenha alguma textura, e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha.
4) O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
Tempo: é classificado de três maneiras segundo a função que exercem: tempo real, em que decorre a narrativa; tempo dramático, tempo em que acontecem os fatos da narrativa; e tempo da escrita, ou seja, quando a obra foi produzida. Nesse sentido, a obra teatral pode ter sido escrita no século XX (tempo da escrita), mas abordar fatos do século XVII (tempo dramático).
Espaço: corresponde ao local ou locais em que decorrem os fatos. Nesse caso, podemos considerar o espaço real (cênico) e o espaço psicológico. Assim, o real seria o espaço físico que se desenvolvem os fatos, por exemplo, uma igreja, uma casa noturna, uma praça. Já o espaço psicológico refere-se aos pensamentos dos personagens que envolvem a trama.
Personagens: são as pessoas que envolvem a história, podendo ser protagonistas (principais) ou coadjuvantes (secundárias). Além disso, há os figurantes, que possuem um papel terciário, ou seja, somente aparecem para preencher uma lacuna no espaço, por exemplo, as pessoas que estão sentadas num restaurante, porém não participam da encenação.
Plateia: quando ocorrem as dramatizações teatrais há sempre uma plateia, ou seja, o público que assiste à peça. Observe que os interlocutores são um dos elementos fundamentais da linguagem teatral.
Cenário: o cenário corresponde ao conjunto de elementos que transformam o espaço que acontecerá a representação, por exemplo, a cozinha de uma casa, a rua, a igreja. As pessoas especialistas em cenografia, são os cenógrafos.
Figurino: são as vestimentas utilizadas pelas personagens em determinadas cenas. Os figurinistas são especialistas em compor os figurinos dos artistas envolvidos. Por isso, os figuristas estudam a história da trama, os quais possuem muitos conhecimentos históricos e culturais. Isso porque eles precisam conhecer os elementos da moda no tempo da peça, por exemplo, numa peça em que o tempo dramático é o século XIX.
Iluminação: como parte do cenário, tem-se a iluminação cênica. É um elemento essencial realizados pelos produtores (iluminadores) responsáveis por projetaram as luzes nos espaços e nas personagens, além de criarem efeitos de luz, desde contrastes de luz e sombra.
Sonoplastia: além da iluminação, as encenações teatrais envolvem a sonoplastia, ou seja, o uso de sons, seja uma música, um ruído, as falas, dentre outros. O sonorizador é a pessoa responsável pela sonoplastia cênica.
Não esqueça de marcar as estrelas porfv e o coração..
da uma arrumada no ultimo item 5.