Psicologia, perguntado por elionaymartins2009, 1 ano atrás

O conceito de territorialidade é norteador da política de saúde pública brasileira. Para Kuhnen et al. (2010, p. 539) “o ato de personalizar define um espaço territorial por meio de marcas pessoais que indicam pertencimento” (grifo do autor). Os autores complementam que os indivíduos mais territoriais são mais “apegados ao seu território”. Para Gadelha et al. (2011) território é o espaço onde acontece a vida social, as relações humanas. Em contraponto, Franca, Mantovaneli e Sampaio (2012) afirmam que as relações sociais produzem a territorialidade, no sentido de que alimentam novas relações e constroem o laço territorial, investidos de valores éticos, espirituais, simbólicos e afetivos. 
 A partir da descrição de territorialidade, descreva qual é a importância do território para os Serviços Residenciais Terapêuticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
21

Olá!

Os Serviços Residenciais Terapêuticos são considerados como políticas públicas em relação à área da saúde, no sentido de preservar, reintegrar e realocar individuos com transtornos mentais em tratamento psiquiátrico.

Todavia, observa-se que a territorialidade torna-se um fator essencial para a potencialização dos resultados, uma vez que o individuo absorverá a sensação de "pertencimento" ao local escolhido.

Respondido por grethy
10

Resposta:

Segundo Robert Sack (1986), territorialidade é uma estratégia dos indivíduos ou grupos social para influenciar ou controlar pessoas, recursos, fenômenos e relações, delimitando e efetivando o controle sobre uma área.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos são considerados como políticas públicas, ou seja, como ferramenta para localização de casos de saúde- doença, sendo possível observar a importância que o território tem no processo de construção da cidadania e, logo, no cuidado em saúde mental. Como elemento essencial nas diversas formas de pensar e compreender o procedimento inserção do indivíduo na sociedade.

 

SACK, R. Human territoriality: Its theory and history. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

** obs: sempre que q usar uma citação não esqueça de colocar a referencia.

Explicação: Avaliado pelo AVA com nota máxima.

Perguntas interessantes