Sociologia, perguntado por mateusgoulartantunes, 3 meses atrás

O conceito de sociedade complexa e Sociedade simples. Desde que a Antropologia fol reconhecida como disciplina académica no final do século passado, uma tendência marcante foi sempre a de associá-la ao estudo das sociedades ora chamadas de "primitivas", de "tribais", ou simples Durante muitas décadas, as sociedades modernas contemporáneas foram consideradas área de preocupação de outros ramos das Ciências Sociais, isto 6, da Sociologia, Ciência Pollitica ou História. A divisão de trabalho entre as diversas Ciências Sociais se realizava, portanto, a partir da definição de um objeto de estudo concreto, na qual se considerava que as sociedades "simples" deveriam ser objeto privilegiado da Antropologia. Em 1951, Evans-Pritchard definia o campo da Antopologia Social segundo esta perspectiva: a Antropologia Social seria o ramo dos estudos sociológicos que se devota primordialmente as sociedades primitivas. Pode-se afirmar que somente nos anos sessenta se iniciou o processo de inclusão das "sociedades complexas" como objeto legitimo da Antropologia, processo este que teve como pano de fundo um sentimento de crise que tomou conta dos antropólogas da época. Anteriormente, nas décadas de 40 e 50, alguns estudos haviam abordado temas semelhantes aos que hoje se chamam de "antropologia das sociedades complexas sob a designação de "estudos de comunidade, mas o termo "sociedade complexa não era utilizado. Este trabalho pretende explorar o significado e as conotações implicitas em tal conceito, a partir do contexto em que fol gerado. Desta forma, pretende-se chamar a atenção para o fato de que os conceitos antropológicos ou sociológicos são, também, fenômenos socials e culturais especificos, além de puramente "cientificos O titulo sugere uma reflexão sobre uma preocupação constante da Antropologia-a de se livrar de uma postura etnocêntrica -e adverte para o fato de que a utilização de conceitos modernos e progressistas ainda pode estar imbuida de conotações que tomam, em última instância, a "civilização ocidental como ponto de referência. Neste caso especifico, o etnocentrismo se confirura "as avessas, já que se desenvolve via "sociedades simples com o resultado potencialmente desastroso de transformar a multiplicidade das sociedades históricas do mundo ocidental em uma única categoria-"sociedades complexas.

1 - Dê exemplos de cada um dos tipos de sociedade que descrevemos e explique-as?

2 - Atualmente como podemos descrever e diferenciar os tipos de sociedade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Explicação:

1 - Dê exemplos de cada um dos tipos de sociedade que descrevemos e explique-as?

Sociedade Simples. ...

Exemplo de Sociedade Simples

Se por exemplo, dois médicos formarem um consultório para a própria prestação de serviços de ambos profissionais, a atividade é exercida por esse tipo de sociedade. ... Além de cooperativas, as associações com fins sociais e culturais, sempre se enquadram como sociedades simples

Sociedade Limitada. ...

Ou seja, os próprios sócios exercem as atividades da empresa. Alguns exemplos são os médicos, advogados e outros profissionais que têm suas profissões como própria atividade

Sociedade em Nome Coletivo. ...

Desta forma, por exemplo, durante muitos anos a Gillete do Brasil adotou a forma de sociedade em nome coletivo. ... Isto significa que as quotas do sócio de uma sociedade em nome coletivo não podem ser penhoradas, pelos credores desse sócio, em virtude de dívidas pessoais contraídas por esse sócio

Sociedade em Comandita Simples. ...

As sociedades em comandita simples possuem o capital social dividido em quotas. O capital pode ser formado com dinheiro, bens ou serviços. Apenas pessoas físicas podem ser sócios comanditados. Já os sócios comanditários podem ser tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Sociedade Comandita por Ações. ...

Sociedade Anônima. ...

Há duas categorias de Sociedades Anônima: A companhia aberta (ou companhia pública), também chamada de empresa de capital aberto, que capta recursos junto ao público e, no Brasil, é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Citamos como exemplos: Petrobras e Banco do Brasil.  

Sociedade Cooperativa. ...

Exemplo: As microempresas rurais, os clubes de jovens rurais e os consórcios e condomínios agropecuários que praticarem agricultura, pecuária ou extração, desde que não operem no mesmo campo econômico das cooperativas.  

Sociedade em Conta de Participação

Por exemplo, um investidor anjo percebe que uma startup de tecnologia possuí um ótimo time de programadores. Estes programadores podem se organizar em uma SCP que seja uma software house, atuando como sócios ostensivos enquanto o investidor figura como sócio oculto.

2 - Atualmente como podemos descrever e diferenciar os tipos de sociedade?​

Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada, ou como muitos a conhecem, LTDA, é o tipo societário mais conhecido do Brasil e o mais escolhido pelos empresários. Isso decorre, principalmente, da sua relativa simplicidade de registro e administração, bem como por conta da limitação da responsabilidade existente entre os sócios.  

Além disso, é preciso ficar claro que a administração de uma Sociedade Limitada não precisará ser, necessariamente, exercida por um dos sócios. É possível que ela seja realizada por um terceiro designado pelos participantes da sociedade.  

 Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima também é um tipo societário muito conhecido no Brasil, afinal, quem nunca viu a inscrição S/A na frente do nome das grandes companhias? Isso significa que aquela empresa foi constituída sob a forma de Sociedade Anônima. Vamos aprender mais sobre ela.  

O nome desse modelo também foi criado para referenciar uma das suas características mais marcantes, o anonimato dos sócios. Isso significa que essas pessoas não têm seu nome registrado no contrato social da empresa e podem, por livre iniciativa, vender suas ações para outras pessoas.  

 Sociedade Simples

A Sociedade Simples é o modelo mais básico de constituição societária. Ela pode ser formada por dois ou mais parceiros que atuam no mesmo ramo, exercendo, assim, a sua atividade-fim, que só poderá ser na forma de prestação de serviços.  

Esse tipo de sociedade é muito utilizada por profissionais liberais ou prestadores de serviços que desenvolvem atividades chamadas de intelectuais, pois envolvem a natureza científica, literária ou artística. Esse tipo de sociedade proporciona a essas pessoas uma forma mais profissional de tratarem o seu negócio.  

 Sociedade em Conta de Participação

A Sociedade em Conta de Participação é mais um tipo de sociedade comum que encontramos no Brasil. A sua principal característica está na distribuição da responsabilidade dos sócios. Um será o ostensivo, que será, obrigatoriamente, o responsável pela empresa e responderá pessoalmente pela administração do negócio.

   

Quais são os outros tipos de sociedade empresarial?

Os tipos de sociedade que mencionamos acima são os mais conhecidos e utilizados no Brasil, entretanto, existem outros mais incomuns como por exemplo:  

Sociedade em Comandita Simples;

Sociedade em Comandita por Ações;

Sociedade Cooperativa.


Usuário anônimo: espero ter ajudado voçe
Perguntas interessantes