O conceito de práxis necessita ser refletido, pois na pedagogia dialética, não é a prática pela prática, o fazer pelo fazer, a técnica pela técnica, mas o saber e fazer como unidade fundamental para apropriação do conhecimento, o qual deve ser visto na visão mais ampla possível, ou seja, quando se possibilita estabelecer relações, dimensionar, inferir, analisar, argumentar e propor formas de intervenção, buscando alternativas para superação das problemáticas que surgem. RIBEIRO, M. R. M. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: Unicesumar, 2020. Considerando o texto e o conceito de práxis, avalie as alternativas seguintes. I. A prática não pode se alimentar, somente, das questões úteis do seu acontecer, a prática-teoria-prática é o tripé necessário para efetivação da práxis. II. A teoria só se faz prática a partir da materialização do plano das ideias, e esse acontecimento se efetiva por meio de mediações, de ações concretas, reais. III. O que necessita ser refletido é como se dá à práxis na atuação do professor, haja vista que a aquisição do conhecimento elaborado, produzido, primeiro, deve estar presente em quem ensina. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: I e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1,2 e 3
Explicação:
respondi no classroom e estava certo
Resposta:
A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA (E). PÁG 107 A 108.
Explicação:
O conceito de práxis necessita ser refletido, pois, na pedagogia dialética, não é a prática pela prática, o fazer pelo fazer, a técnica pela técnica, mas o saber e o fazer como unidade fundamental para a apropriação do conhecimento, o qual deve ser visto na visão mais ampla possível, ou seja, quando se possibilita estabelecer relações, dimensionar, inferir, analisar, argumentar e propor formas de intervenção, buscando alternativas para a superação das problemáticas que surgem.
“práxis é a atitude (teórico-prática) humana de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo (teórico), é preciso transformá-lo (práxis). A prática não se pode alimentar, somente, das questões úteis do seu acontecer, quando o imediatismo fica mais evidenciado, isto é, quando somente os resultados interessam. O que necessita ser refletido é como se dá o processo, a aquisição do conhecimento elaborado, produzido, e como os futuros professores se apropriam desse conhecimento, superando a fragmentação.