Informática, perguntado por vc2021, 4 meses atrás

O conceito de plágio tem sua origem no latim plagium: que significa a ação de roubar, sequestrar. Ou seja, o plágio implica num ato criminoso desde a etimologia, logo, “quem o pratica, foge totalmente de um dos pilares da pesquisa científica que é a ética” (ARAÚJO, 2017, p.102).
A tira a seguir ilustra essa prática:

Disponível em: Acessado em jan.2022.

O plágio está atrelado à ideia de uma apropriação (voluntária ou não) de obras autorais. Considerando a tira acima e sobre o plágio abordada, analise as afirmativas a seguir:

I. O plágio é uma prática que ocorre socialmente, ou seja, não é um problema apenas acadêmico. O fato de ser uma prática social não deve ser justificativa para a falta de ética.
II. Uma das qualidades do pesquisador deve ser a integridade intelectual. É necessário ter noções de ética e comprometer-se eticamente o que é relacionado, neste caso, diretamente à negação do plágio.
III. O plágio acadêmico é uma desonestidade intelectual, é fraude. O comércio ou cópia de monografias, trabalhos científicos, dissertações e teses nas instituições de ensino superior é um problema ético.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

II, apenas.
Alternativa 3:

I e II, apenas.
Alternativa 4:

II e III, apenas.
Alternativa 5:

I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por aguilaniafalk16
1

Resposta:

ALTERNATIVA I, II e III corretas.

Explicação:

Perguntas interessantes