Pedagogia, perguntado por Mariees, 10 meses atrás

O conceito de necessidades educativas especiais só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997). As necessidades educativas especiais referem-se a crianças e jovens que apresentam elevada capacidade ou dificuldades para aprender, são as pessoas com altas habilidades/superdotação, deficiências cognitivas, físicas, psíquicas e sensoriais. Assim, a avaliação psicopedagógica deve servir para orientar o processo educacional em seu conjunto, facilitando o trabalho do professor que trabalha cotidianamente com o aluno. Passa a ser um processo de coleta de informações das variáveis que intervêm no ensino e na aprendizagem, que levará a identificar quais as Necessidades Educativas Especiais do aluno e as diversas decisões com relação às adaptações curriculares e ao tipo de suporte que o sujeito venha a precisar. Com base no contexto acima e no conhecimento do capítulo 2.4 do Livro da Disciplina pesquise e destaque:

1. Qual o objetivo do uso da expressão “necessidades educativas especiais”?

2. Cite de dois a três aspectos necessários e importantes que devem ser analisados pela escola na coleta de informações, para a identificação das Necessidades Educativas Especiais?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
3

O objetivo do uso da expressão “necessidades educativas especiais” é de usar uma expressão menos direta para se referir as pessoas com deficiência, seja ela física, mental, visual, auditiva e etc.

Dentre  aspectos necessários e importantes que devem ser analisados pela escola na coleta de informações, para a identificação das Necessidades Educativas Especiais, pode-se citar:

  • dificuldade de visualizar o quadro pelo aluno;
  • dificuldade em escutar falas simples do cotidiano.

Bons estudos!

Respondido por radeo21
1

Resposta:

1 - O uso da expressão “necessidades educativas especiais” tem por objetivo evitar os efeitos negativos de expressões como deficientes, excepcionais, subnormais, superdotados e incapacitados. É dada atenção às soluções positivas como forma de suprir as dificuldades encontradas pelo aluno.

2 -

  • Interação com os colegas
  • Ajuda que lhe é prestada
  • Ritmo de aprendizagem
  • Conteúdos

Explicação:

2 - Interação com os colegas: considerando que a aprendizagem acontecerá na relação que se estabelece com o outro e com o contexto, a forma e a intensidade da relação do aluno com os colegas revelam pontos importantes a serem analisados.

Ajuda que lhe é prestada: os apoios possibilitados devem ser enumerados e descritos quanto às circunstâncias em que foram usados. Existem atividades nas quais o aluno pode não precisar de apoio ou recurso concreto e outras nas quais possa precisar.

Ritmo de aprendizagem: a forma como o aluno aprende, como se dá o seu desempenho, as características individuais que apresenta na resolução de situações-problema que lhe são colocadas, assim como suas preferências, interesses e habilidades.

Conteúdos: é preciso levantar os pontos fortes e fracos do aluno  com  relação ao currículo escolar, identificando o que é capaz de  fazer com relação aos objetivos e conteúdos (atitudinais, conceituais  e procedimentais) das diferentes áreas curriculares, bem  como verificando qual o conhecimento prévio que o aluno deve  ter para apropriar-se do novo conteúdo apresentado.

Perguntas interessantes