O conceito de mimese para Aristóteles estava ligado à ideia de reprodução seletiva, ou seja, o artista, como sua techné, buscava o mais característico de uma pessoa ou coisa, criando um realismo sublimado. Um exemplo desse olhar aristotélico sobre mimese, é a historia de Zêuxis - pintor grego nascido em Heracléia, atual Itália – que pintou a figura de Helena, usando como modelo cinco diferentes jovens. De cada uma Zêuxis escolheu os aspectos mais belos, compondo a imagem de uma mulher que não existe na natureza, entretanto era o mais perfeita possível, dentro do realismo desejado pelo artista.
Dessa forma podemos inferir que:
a) O caráter da mimese é a criação de algo que nunca existiu na natureza sem estabelecer qualquer semelhança com ela.
b) O caráter da mimese é a cópia fiel de objetos ou da natureza.
c) O caráter da mimese é a analogia e não a reprodução de objetos ou da natureza com exatidão.
d) O caráter da mimese é a pintura abstrata.
Soluções para a tarefa
Resposta:
)
"A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco" (Disponível em:
As vanguardas foram uma espécie de reação à arte do passado. Dentro do contexto mundial, há, após as vanguardas históricas, uma ruptura com a arte anterior, isto é, com os padrões estéticos que eram valorizados na arte do passado, anterior à arte do século XX. Com base no trecho acima e neste enunciado, assinale a alternativa que apresente a vanguarda coerente com o trecho do manifesto apresentado acima.
Alternativas:
a)
Dadaísmo
b)
Cubismo
c)
Futurismo
Alternativa assinalada
d)
Surrealismo
e)
Expressionismo
2)
"Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher."
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
"Nós queremos destruir os museus, as __________, as academias de toda natureza, e combater o moralismo, o __________ e toda vileza oportunista e utilitária."
Alternativas:
a)
livrarias - feminismo
b)
religiões - analfabetismo
c)
bibliotecas - feminismo
Alternativa assinalada
d)
ideologias - analfabetismo
e)
livrarias - analfabetismo
3)
"Nós cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas elétricas; as estações esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as oficinas penduradas às nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os piróscafos [barcos a vapor] aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta."
"A inquietação intelectual e espiritual, gestada nesse clima de oscilação entre a euforia e a descrença, gerou novas propostas de concepção de __________, conhecidas como vanguardas __________. A partir delas se fez uma grande revolução cultural com poucos precedentes de grandeza."
OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Vanguardas europeias e Semana de arte moderna. Escala educacional, São Paulo, volume 9, 2007, p. 261.
Após completar as lacunas, aponte a alternativa correta:
Alternativas:
a)
valor - históricas
b)
arte - europeias
Alternativa assinalada
c)
teoria - finisseculares
d)
pesquisa - cristalizadas
e)
poesia - concretas
4)
“(...) o vocábulo [realismo] designa toda tendência estética centrada no “real”, entendido como a soma dos objetos e seres que compõem o mundo concreto. (...) o próprio conceito aristotélico de mimese semelha apontar para a universalidade do realismo em arte (MOISÉS, 1994, p. 427).
MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1999
Assinale a alternativa coerente com o enunciado:
Alternativas:
a)
O grito, 1893 - Edvard Munch
b)
Taches with fingerprints, 1865 - Victor Hugo
c)
The Disintegration of the Persistence of Memory, 1952 - 1954 - Salvador Dalí
d)
Jack Vettriano
Alternativa assinalada
e)
No branco II, 1923 - Wassily Kandinsky
Explicação:
Corrigido pelo AVA