O conceito de Marx sobre a luta de classes representa o antagonismo entre uma pequena classe dominante sobre uma maioria subalternizada. Foi assim com homens livres e escravos, senhores feudais e servos, em suma, opressores e oprimidos.Na Idade Moderna, qual são as forças que atuam na luta de classes e em que se baseia essa distinção? * a) Capitalistas e comunistas, distinção realizada através de sua ideologia. b) Direita e esquerda, de acordo com o local em que se sentaram na assembleia posterior à Revolução Francesa. c) Burguesia e proletariado, divisão entre os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho. d) Nobreza e clero, representantes de famílias aristocratas e representantes da Igreja.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a C) Burguesia e proletariado, divisão entre os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho.
Explicação:
A burguesia era a classe dominante (A classe capitalista) e o Proletariado era a classe explorada (A classe trabalhadora).
Bom estudo.
Resposta:
C)
Explicação:
c) Burguesia e proletariado, divisão entre os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho.
Para Marx, as revoluções burguesas configuraram na revolução do modo de produção. Com o surgimento do modo de produção capitalista, a classe dominante está identificada como os detentores dos meios de produção (matéria-prima, instalações e maquinário)
A classe oprimida passa a ser composta de sujeitos que nada possuem, apenas a sua força de trabalho. Para garantir sua sobrevivência, vendem ao capitalista esse seu único bem em troca de um salário.