O conceito de identidade passa pela Psicologia e pela Sociologia, com alguns representantes teóricos como Ciampa (1984), Bauman (2005) e Soares (2002). Assim, podemos estruturar uma compreensão do que venha a ser a formação de identidade nos jovens e, consequentemente, podemos relacionar esse conceito com a identidade profissional. Vamos começar com o conceito de identidade apontado por Ciampa (1984), que apresenta a identidade não como um processo estático, mas como uma relação entre a história do sujeito – suas expectativas e interesses – e o seu contexto social. Para o autor, a identidade se produz em um movimento constante de transformações. Durante o percurso da vida, vamos nos modificando e modificamos o mundo.
Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O homem é o autor e ao mesmo tempo personagem de sua própria história, isso porque há aspectos em nossa identidade que são nossos, mas também há aspectos que são dos outros.
PORQUE
II. A identidade se mostra como uma resposta a um momento, e, por meio dos papéis que desempenhamos, nossa identidade nos diferencia e também nos iguala.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
b.A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e.As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
é a letra D exemplo disso podemos encontrar na nossa vida familiar meu nome me identifica e me torna único em minha casa mas meu sobrenome me torna igual ao grupo familiar a que pertenço
Em uma perspectiva mais sociológica, nota-se que o homem é o próprio autor e protagonista de sua história, de forma que sua identidade é uma construção social, que se define conforme os diferentes papéis que assumimos (Alternativa D).
Identidade e Sociedade
A identidade é um elemento fundamental para que as pessoas possam serem aceitas na sociedade, assim como podem se entender.
Ao mesmo tempo, nota-se que a identidade é construída e remodelada conforme os diferentes papéis que assumimos, assim como os valores em que estamos inseridos, sendo portanto, um aspecto flexível.
Mais sobre identidade social: brainly.com.br/tarefa/18514154