Filosofia, perguntado por JungkookieEJiminnie, 6 meses atrás

o conceito de felicidade para Platão, Sócrates e Aristóteles​

Soluções para a tarefa

Respondido por amandakoldra
0

Resposta:

A felicidade, para Platão, é o resultado de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo que permita atingir a ideia do bem. Sintetiza-se sua concepção da seguinte forma: Conhecimento = Bondade = Felicidade. Outro filósofo grego que nos fornece uma definição de felicidade é Aristóteles (384-322 a.C.).

Respondido por dudamelo4532
4

Resposta:

Sócrates com sua frase "Só sei que nada sei" definia que o conceito da felicidade era quando, ao reconhecer que nada sabe, se coloca à procura de conhecer, pondo-se no caminho do conhecimento para compreender as coisas, compreender algo novo, aprender sobre tudo. E assim se constrói para Sócrates o caminho da felicidade, pois, somente procurando o conhecimento se encontra a virtude de conhecer. Assim é o homem feliz, o homem que procura o conhecimento da verdade. Sócrates compreende que o homem feliz é o homem que conhece a si mesmo, o homem que possui o autoconhecimento.

Já Platão compreende que a felicidade é a principal busca de todo ser humano; mas, diferentemente de Sócrates, Platão elenca a felicidade como a prática do Bem ético, onde as ações promovem efeitos que proporcionam o Bem. O Bem para Platão é concebido como o principal objetivo de toda ação humana, por ser o princípio da justiça e da verdade. Em Platão encontra-se o pensamento de recompensa em praticar o Bem, pois, somente praticando as virtudes da alma.

Em Aristóteles encontra-se o conceito de felicidade mais prático e aplicável ao cotidiano. Para o filósofo a felicidade consiste em aperfeiçoar a prática da Mediocridade, isto é, ter ações que promovam a Ética, que é agir em uma justa medida entre dois extremos, por exemplo: ter coragem é o agir mediano, entre agir de forma temerosa e agir de forma covarde. Aristóteles ensina que o homem feliz é aquele que promove ações éticas em todas as suas escolhas e que consegue agir da melhor forma possível (tendo em vista a mediania das escolhas) em todas as situações do cotidiano, não cedendo aos vícios, que são os extremos da falta ou do excesso.

ESPERO QUE TENHA LHE AJUDADO!!!


JungkookieEJiminnie: valeeeeuuuuu
dudamelo4532: Dnd
Perguntas interessantes