O conceito de ethos se formou, na Grécia antiga, pela transliteração de dois vocábulos (éthos e êthos) cuja origem se encontra já no primeiro e grande texto literário da antiguidade e fundador da civilização grega, os poemas épicos de Homero intitulados Ilíada (capítulo VIII, páginas 408, 422). Embora um não englobe ou reduza o outro, a articulação desses dois vocábulos construiu o significado amplo do termo ethos ao longo da antiguidade grega e está na base da composição do termo ética.
Sobre o conceito de ethos julgue os itens em verdadeiro e ou falso:
I. O éthos indica o espaço no qual o homem imprime sua “marca” pela afirmação de sua razão (logos [λόγος]). Essa noção primitiva do ethos remete, assim, à idéia de um espaço constituído e ordenado pelo homem segundo sua razão.
II. O “êthos” torna-se, assim, caráter. Daí, o papel preponderante do aprendizado na constituição de uma vida virtuosa. Esse caráter, contudo, é estável.
III. O éthos indicará, nesta primeira expressão, um espaço construído e permanentemente reconstruído pelo homem, espaço no qual serão inscritos os costumes, hábitos, valores, normas e ações. Esta ordem geral à qual se refere o ethos é denominada costume, maneira de ser habitual, comum a um determinado grupo humano.
IV. O êthos diz respeito ao comportamento que resulta de um constante repetir-se dos mesmos atos, maneira habitual de agir.
V. O êthos significará, pois, a disposição habitual do indivíduo para agir de certa maneira em vista do que é o melhor a ser feito: hábito como virtude.
Marque a alternativa que apresenta somente afirmativas verdadeiras:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV
b. I, III, IV e V
c. II, IV e V
d. I, II, III e V
e. II, III e IV
hellysaabreu:
Encontrou a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
a
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
letra b.
Explicação:
A resposta correta é: I, III, IV e V.
Perguntas interessantes