O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)
A) participação direta periódica do cidadão.
B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
C) interlocução entre os poderes governamentais.
D) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.
E) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.
Soluções para a tarefa
resposta:
B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
Espero ter ajudado! :)
Resposta:
2º TRI | Sociologia | 3ª Série | Aula AP2 |
1-b) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
2-d) a possibilidade de consulta popular, em forma de plebiscito, para que o povo expresse suas opiniões a respeito de uma questão específica
Explicação:
1-Vimos nesta aula as características dos regimes democráticos. A questão pede para assinalar a alternativa correta, ou seja, é necessário interpretar o texto de Habermas, que assinala a importância do debate público para a tomada de decisões políticas.
2-Vimos nesta aula o conceito de democracia. A questão pede para assinalar a alternativa correta, ou seja, a democracia se materializa através das consultas populares quanto às decisões a serem tomadas.
Espero ter te ajudado! Bons estudos!