O conceito de corpo foi construído historicamente e foi alvo de estudos de muitos pensadores clássicos como Platão, Tomás de Aquino, Descartes e Merleau-Ponty. Cada um com uma ideia central e de acordo com a sociedade em que estavam inseridos. NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019. Considerando as convicções de cada um dos filósofos citados no texto anterior, analise as afirmações a seguir: I. Tomás de Aquino é o estudioso da fenomenologia, em que existe a ruptura com a percepção entre corpo e mente/alma. Neste sentido, o corpo passa a ser entendido na sua totalidade e é resultado das vivências e experiências do homem no mundo. II. Para Platão, o corpo funcionava como obstáculo na busca pela verdade. Para ele, a alma raciocinava melhor e não apresentava sofrimento ou prazer. Além disso, pregava que o corpo era inferior ao espírito. III. Para Descartes, cabia ao corpo a tarefa de obedecer, pois a mente pensava sobre o corpo, ou seja, superior a ele. É nítida a distinção entre corpo e mente proposta pelo autor. IV. Para Merleau-Ponty, o prazer sexual deveria ser rejeitado, pois este afastava o ser humano de Deus, e, durante a Idade Média, o corpo foi condenado e castigado. Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
II. Para Platão, o corpo funcionava como obstáculo na busca pela verdade. Para ele, a alma raciocinava melhor e não apresentava sofrimento ou prazer. Além disso, pregava que o corpo era inferior ao espírito.
III. Para Descartes, cabia ao corpo a tarefa de obedecer, pois a mente pensava sobre o corpo, ou seja, superior a ele. É nítida a distinção entre corpo e mente proposta pelo autor.
Estão Corretas
Explicação:
Tomás de Aquino menciona que: o prazer sexual, finalidade da luxúria (pag. 21)
Merleau-Ponty rompe a ideia de separação pou inferioridade das experiências (pag. 22)
O corpo é uma parte importante e é o que caracteriza o ser humano. Durante a história da filosofia, o corpo foi objeto de estudo e de reflexão. Portanto, estão corretas as opções II e III.
I. Premissa incorreta, pois Santo Tomás de Aquino é da Escolástica e via o corpo como coisa sagrada e guiada para Deus. A fenomenologia foi cunhada por Husserl na contemporaneidade.
II. Premissa correta. De acordo com Platão, a matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.
III. Premissa correta. Segundo Descartes, o dualismo corpo-consciência explica-se pelo dualismo res extensa e res cogitans. Res extensa significa "coisa extensa", pois o corpo muda de forma e envelhece com o tempo. Res cogitans quer dizer "coisa que pensa", qualidade essencial da mente.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/11539957