O conceito de comunicação no sentido de um ato moral e de relacionamento interpessoal, defendido por Pasquale "Considera a comunicação como um ato ______________ e um ato de relacionamento ___________________, bem como um ato ___________ e um ato de ___________ social. Mediante seu ponto de vista, comunicação e padrões de co-existencia [sic] são dois caminhos fundamentais, essenciais e relacionados, pelos quais as pessoas se unem no relacionamento humano". (2005 apud CARVALHO, 2009).
a)amoral; pessoal; partidário; construção.
b)moral; interpessoal; político; construção.
c)moral; pessoal; partidário; construção.
d)amoral; pessoal; político; construção.
e)nenhuma das anteriores.
Soluções para a tarefa
O autor Pasquali considera a comunicação como um ATO MORAL tendo em vista a execução pautada na ética social, cultural ou da própria necessidade da comunicação social. Ele também entende que é um ATO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, já que pessoas se comunicam com pessoas, se entendendo e imprimindo interpretações umas nas outras.
Sabendo disso, ele raciocina que a comunicação, quando advém ao externo, recebe o status de ATO POLÍTICO, já que, devido a manifestação, se torna público ou coisa pública.
Por ter a característica de um ato político, a comunicação também se torna um ATO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL, pois, de acordo com a linha de raciocínio dele, a comunicação é o caminho pelo qual se cria, dentro da sociedade, padrões de extrema importância e intrinsecamente relacionados, tendo a forma de meio para que as pessoas desenvolvam relacionamentos humanos, fundamental para a organização social dos seres humanos.
Alternativa B Moral, interpessoal, político, construção