O conceito de capital para Pierre Bourdieu é mais do que a questão relacionada à economia: é um bem ou poder manifestado na sociedade, em suas formas especíicas de condicionamento desse capital. Nesse sentido, haverá uma tendência na aproximação dos sujeitos que possuem um mesmo capital, que poderão ser convergentes ou divergentes em relação a um determinado assunto. VALENCIANO, Tiago; AGUIAR, Gilson Costa de. Fundamentos sociológicos e antropológicos da Educação. Maringá-PR:UniCesumar, 2020. Com relação aos tipos de recursos associados a cada forma de capital, segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa: ( ) O capital social é constituído pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere. ( ) O capital cultural se baseia na reunião de fatores determinados à economia, como os meios de produção e as relações de mercado. ( ) O capital simbólico está ligado diretamente ao reconhecimento, é a maneira que legitima o poder simbólico. ( ) O capital econômico refere-se à renda, salários, imóveis ou propriedades. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: V, V, V, V Alternativa 2: F, V, V, F Alternativa 3: F, V, V, V Alternativa 4: V, F, V, V Alternativa 5: F, F, V, F
Soluções para a tarefa
Resposta:
vfvv
Explicação:
Resposta:
Alternativa 5:
F, F, V, F
Explicação:
( F ) O capital social é constituído pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere.
O capital social é a união de relações sociais estabelecidas por um indivíduo em sociedade.
( F ) O capital cultural se baseia na reunião de fatores determinados à economia, como os meios de produção e as relações de mercado.
O capital cultural é o conjunto de propriedades intelectuais transmitido pela família ou pela escola, sendo este dividido em três: estado incorporado como disposição duradoura do corpo; estado objetivo, bem cultural; e estado institucionalizado.
( V ) O capital simbólico está ligado diretamente ao reconhecimento, é a maneira que legitima o poder simbólico.
O capital simbólico está ligado diretamente ao reconhecimento, sendo associado aos demais capitais, não existindo sem eles e agregando valor a eles.
( F ) O capital econômico refere-se à renda, salários, imóveis ou propriedades.
O capital econômico é formado a partir da reunião de fatores determinados à economia, como os meios de produção e as relações de mercado.