Psicologia, perguntado por carlatheophilo, 1 ano atrás

O conceito de Autismo se modificou desde a sua descrição inicial, passando, mais recentemente, a ser reconhecido como Transtorno do Espectro Autista. No entanto, muitos ainda se referem à palavra autismo para designar um conjunto de traços que comprometem a comunicação, o comportamento e a interação social da criança, na fase áurea do seu desenvolvimento.

Segue imagem em anexo para responder as perguntas abaixo!


Agora, considere que você, sendo um dos profissionais responsáveis pelo site em que a mãe fez a postagem, gostaria de saber mais sobre a situação.

a) Avalie a situação relatada pela mãe no blog.

b) Se você participasse desse fórum, que perguntas faria a essa mãe para melhor entendimento e análise da situação?

c) Que respostas daria na tentativa de ajudá-la a compreender o que se passa com essa criança?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AliceMali
6

Resposta:

b) olá,já procurou em pedir ajuda a um especialista? ela se sente muito incomodada quando ouve algum barulho? chora muito?

c) fique calma, procure um medico, psicologa ou alguém que tenha experiencia nessa situação, ele pode examinar e ver se é algo muito serio ou não, com o tempo podem ir ajudando mais sua filha a conviver com os colegas.

Explicação:

Respondido por mgpc
10

Resposta:

a) De acordo com a teoria estudada sobre o TEA, a situação relatada por Kátia traz alguns sinais de condutas relativas ao espectro autista, dentre eles, o fato de a criança se isolar e preferir brincar sozinha, e a dificuldade de comunicação, incomum para crianças de sua idade. Mas, é preciso ter muito cuidado com prejulgamentos.

b) Há muitas perguntas que podem ser feitas à mãe. Tome-se como exemplo as seguintes: A criança chegou a desenvolver a linguagem e depois deixou de falar, ou nunca pronunciou palavras? A criança ouve bem? Olha nos seus olhos? Brinca com você ou com a irmã de esconder, imitar, etc.?  Brinca ou já brincou de faz de conta? Demonstra interesse restrito por algum brinquedo ou objeto?

c) É necessário que a criança seja avaliada pelos profissionais competentes, a fim de se chegar a algum diagnóstico. Antes disso, é possível ajudar essa mãe, fornecendo informações para que ela compreenda melhor o TEA e decida se é o caso de buscar ajuda profissional. Para isso, ela pode ser orientada a observar alguns aspectos do TEA, conforme as teorias discutidas nesta UA, tais como:

- se a criança apresenta dificuldade para sustentar o contato visual com a mãe e com outras pessoas;

- se demonstra interesse em compartilhar brincadeiras, se sorri quando alguém lhe agrada, se imita o comportamento de outras crianças;

- se consegue se comunicar, expressando-se pela fala e/ou pela gestualidade;

- se apresenta maneirismos e/ou estereotipias, como movimentar os dedos das mãos, andar sobre as pontas dos pés;

- se demonstra desconforto com afagos e abraços e apresenta reações incomuns a barulho, odores e sons;

- se prefere brincar sozinha e de forma rígida, enfileirando ou atirando objetos repetidamente.

Perguntas interessantes