O conceito clássico de aconselhamento genético, considerado pela Associação Americana de Genética Humana, em 1975, refere-se ao processo de comunicação que cuida dos problemas humanos associados à ocorrência ou recorrência de uma doença genética em uma família. Neste contexto, a respeito do aconselhamento genético, analise as afirmativas a seguir: I. O aconselhamento genético é recomendado em alguns casos específicos, como câncer hereditário e doenças genéticas, casos de abortos recorrentes não é aconselhável. II. É um processo de orientação e compreensão de um diagnóstico de doença genética. III. Independente do prognóstico e possíveis tratamentos, a decisão cabe aos pais. IV. O diagnóstico é importante para o aconselhamento genético, no entanto não influencia no prognóstico do paciente. Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Relacionado ao conceito de aconselhamento genético, podemos dizer que ele é um processo de orientação e diagnóstico de doença genética, onde o tratamento após o prognóstico cabe aos pais, portanto a alternativa B ( II e III ) é a correta.
O que é aconselhamento genético?
O aconselhamento genético pode ser compreendido como uma orientação ou até mesmo um diagnóstico realizado pelo médico geneticista sobre alguns fatores genéticos de determinada família.
Dito isso, vemos as asserções I e IV como incorretas, pois a primeira asserção fala de maneira incoerente que os casos de abortos recorrentes não são aconselháveis uma orientação quando na verdade é importante buscar um aconselhamento genético, assim como a IV está errada, pois o diagnóstico influencia sim o prognóstico do paciente.
Abaixo, o restante da questão não descrita que diz:
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
a) I, II e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) III, apenas.
Para saber mais sobre Genética, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/13969724
#SPJ4