O Comunicado nº24 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 29 jul. 2009) traz uma análise sobre o tempo de trabalho no Brasil, de 1988 a 2007. Em 1988, por força da Constituição Federal, o país reduziu a jornada máxima nacional de trabalho de 48 para 44 horas semanais, o que se mantém desde então. A jornada de trabalho deverá ter duração de, no máximo, 8 horas diárias. Contudo, jornadas menores podem ser fixadas pela Lei, convenções coletivas ou regulamento de empresas.
Segundo dados levantados pelo IPEA, observou-se que a redução no horário médio tradicionalmente trabalhado no Brasil não se deu de forma homogênea entre os trabalhadores. Analise o gráfico abaixo, em seguida, avalie as afirmações que o seguem:
I - O gráfico mostra que as mulheres, de 1988 a 2007, sempre trabalharam menos que os trabalhadores das demais categorias.
II - Os trabalhadores de cor/raça amarela registraram a menor carga horária média semanal de trabalho, em 2007, obtendo a maior porcentagem de redução da jornada semanal de trabalho.
III - Em se tratando de raça, os pardos foram os trabalhadores que, em 2007, registraram a maior jornada média semanal de trabalho, uma vez que apresentaram a maior queda desde 1988.
IV - O gráfico mostra que as mulheres, mesmo com jornada dupla de trabalho (trabalho doméstico e trabalho remunerado), trabalham menos que os homens.
É verdadeiro o que se afirma em
ALTERNATIVAS
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas IV.
Apenas I e IV.
azylu:
desculpe, coloquei no lugar errado. Onde esta o gráfico?
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Eu coloquei apenas a I.
Respondido por
0
Ola!!
Alternativa 2:
II, apenas.
minha atividade foi corrigida...
Perguntas interessantes