Biologia, perguntado por rogeras2003, 6 meses atrás

O comprimento de uma espécie de vagem varia de 8 a 16 cm e é determinado por dois pares de genes aditivos, A e B. No cruzamento de uma planta de vagem curta (aabb) com uma planta de vagem longa (AABB) obtém-se a geração F1, que são cruzadas entre si. O genótipo e o fenótipo mais frequentes na geração F2 serão:

I- AaBb.
II- aabb.
III- 12 cm.
IV- 8 cm.

Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
10

A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C, as assertivas I e III estão corretas.

  • Qual o assunto abordado na questão ?

Essa questão trata do assunto herança quantitativa, que vai ocorrer quando vai ocorrer efeito aditivo dos pares de genes alelos, no caso, os genes alelos vão interagir entre si, determinando a altura das vagens.

  • Qual o primeiro passo para resolvermos a questão ?

Vamos em primeiro lugar, anotar quanto de altura, cada alelo dominante e recessivo vai atribuir ao crescimento da planta, isso vai ser necessário para determinarmos a altura mais frequente na geração F2. Perceba que se a planta mais alta, possui como genótipo o AABB e possui 16 cm, isso significa que cada alelo dominante vai adicionar 4 cm para a planta, isso porque 4 + 4 + 4 + 4 = 16.

E perceba que cada alelo recessivo vai acrescentar 2 cm para a planta, isso porque se a planta mais baixa possui 8 cm, e é dada pelo genótipo aabb, cada alelo recessivo adiciona 2 cm, isso porque 2 + 2 + 2 + 2 = 8 cm.

Esse foi o primeiro passo, percebermos a ação de cada alelo e a determinação que eles vão possuir na altura final da planta.

  • E o que fazer agora ?

A questão nos disse que no cruzamento de uma planta vagem curta (aabb) com uma planta de vagem longa (AABB) obtém - se a geração F1, que foi retrocruzada gerando a geração F2. Então perceba que em primeiro lugar nós vamos ter que determinar qual foi a geração F1 encontrada, antes de partir para a análise da geração F2. Para isso, basta fazermos o cruzamento entre a planta de vagem alta com uma planta de vagem curta.

  • E como fazemos esse cruzamento ?

Vamos retirar os gametas que cada genótipo vai gerar, e com esses gametas nós vamos montar o cruzamento para descobrir a geração F1 que vai ser gerada, uma planta que possui como genótipo AABB só vai produzir 1 gameta, que seria o AB, ao passo que uma planta de genótipo aabb só vai produzir o gameta ab. E esses gametas, vão servir para montarmos o primeiro cruzamento.

  • Fazendo o cruzamento :

            ab        ab

AB       AaBb   AaBb

AB        AaBb   AaBb

Perceba que a geração F1 encontrada, vai ser 100% duplo heterozigota (AaBb).

  • E qual o próximo passo ?

Como essa geração foi cruzada entre si, então nós vamos ter que retirar os gametas novamente para podermos montar um novo quadro de Punnett, dessa vez, ele vai ser um pouco maior, e vai nos indicar a geração F2. Uma planta que possui como genótipo AaBb pode gerar 4 gametas, são eles :

\begin{cases}1.AB\\2.Ab\\3.aB\\4.ab\\\end{cases}

Como as plantas são iguais, nós vamos jogar esses gametas para analisarmos a geração F2.

  • Montando o quadro e fazendo o cruzamento :

                   AB             Ab            aB           ab

AB              AABB        AABb      AaBB       AaBb

Ab              AABb      AAbb      AaBb       Aabb

 

aB               AaBB       AaBb      aaBB       aaBb

ab               AaBb         Aabb       aaBb         aabb

Agora que montamos o quadro de Punnett, vamos analisá-lo.

  • Em relação ao genótipo mais frequente :

É claro e evidente, que o genótipo AaBb aparece mais do que o genótipo aabb, visto que o genótipo AaBb aparece 4 vezes, enquanto que o genótipo aabb aparece apenas uma vez.

Sendo assim, a assertiva I está correta, o que automaticamente anula as alternativas B e D como corretas, visto que nessas duas alternativas, o genótipo aabb aparece como mais frequente.

  • Em relação a altura mais frequente :

Perceba que para uma planta possuir 12 cm de altura, os seguintes genótipos vão ter que ocorrer :

\begin{cases}AAbb\Rightarrow~4+4+2+2=12~cm\\aaBB\Rightarrow~2+2+4+4=12~cm\\AaBb\Rightarrow~4+2+4+2=12~cm\\\end{cases}

E para a planta possuir 8 cm, apenas 1 genótipo pode ocorrer, que seria o aabb pois apenas 2 alelos dominantes, já ultrapassam a altura de 8 cm.

Portanto, fica claro que a altura de 12 cm, é mais frequente que a altura de 8 cm, visto que analisando os genótipos, 6 genótipos (estão em negrito), configuram uma planta de 12 cm, enquanto que apenas um genótipo (também em negrito), codifica uma planta de 8 cm.

Sendo assim, ao analisarmos as assertivas e o quadro de Punnett, percebemos que o genótipo mais frequente é o AaBb e a altura mais frequente é a de 12 cm, e essas informações estão presentes na alternativa C.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos nesse assunto, acesse os links :

https://brainly.com.br/tarefa/36489547 

https://brainly.com.br/tarefa/37773138

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

Barbiezinhadobrainly: Excelente!!
DuuudsLD: Obrigado :D
Aleske: Muito bom!!!
DuuudsLD: Obrigadio =D
ingridrezendeoliveir: Incrível! ☃️
DuuudsLD: Obg :)
Camponesa: Aeeeee , shoooww !!!❤️
DuuudsLD: Obrigado, Campis :D
Perguntas interessantes