O comércio internacional ocorre, pois os países não conseguem produzir todos os produtos que necessitam, vindo a se especializar nas atividades produtivas para as quais se encontram mais aptos e permutando os produtos entre si. Esse comércio internacional, ou comércio exterior, submete os produtores internos a um maior grau de concorrência, reduzindo seu poder de mercado.
Com base no texto considere as afirmativas a seguir:
I Ao estabelecer uma relação entre mercado interno e externo fica evidente que, quanto à natureza do mercado, o mercado interno apresenta maior unidade de idioma, costumes, gostos e hábitos de comércio, o que facilita a economia de produção em larga escala.
II A política de comércio exterior de um país deve estar vinculada à sua política interna, no plano econômico, social e legal. Ficaria inviabilizada caso não houvesse este vínculo, visto que é determinante ao seu desenvolvimento.
III A existência de barreiras aduaneiras nem sempre acontece, assim, os impostos cobrados em outros países tendem a não apresentar reflexo nos preços de produtos, vindo a não interferir na capacidade produtiva.
Está correto afirmado em
A
I e III, somente.
B
III, somente.
C
I, II e III.
D
I, somente.
E
I e II, somente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I - verdadeiro . Não é regra, mas o que geralmente une um país é o idioma falado. É óbvio que se um país comercializa internamente, é mais fácil que as relações de comércio se estabeleçam tendo como um dos fatores a língua falada.
II - verdadeiro. É óbvio essa questão. Um país que não tem suas relações internas estáveis dificilmente vai conseguir produzir alguma coisa pra vender externamente.
III - falso. Se estivesse falando apenas da questão de taxa de importação estava ok, mas pode ser também por causa de contrabando, comércio ilegal. Imagina, por exemplo, as drogas produzidas fora do Brasil que aqui entram. Elas não são taxadas porque são ilegais. A droga entra no país porque não existem barreiras aduaneiras com um país com um tamanho tão grande de costa. Isso significa que o preço da droga é barato? Não necessariamente, pode ser que o contrabandista pague mais caro pelo transporte, ou tenha que realizar outros processos para entregar a substância.
Imposto não é a única coisa que altera o preço final de um produto. É uma coisa que aumenta o valor do produto final, mas custo, manutenção, transporte, mão de obra, tudo isso são fatores que podem alterar significativamente o valor de um produto. É óbvio, quanto menos imposto, menor o valor, mas não é só o imposto.
Creio que a resposta seja a letra C.
Resposta:
Letra E - I e II, somente.
Explicação:
Imposto não é a única coisa que altera o preço final de um produto. É uma coisa que aumenta o valor do produto final, mas custo, manutenção, transporte, mão de obra, tudo isso são fatores que podem alterar significativamente o valor de um produto. É óbvio, quanto menos imposto, menor o valor, mas não é só o impost