O comércio internacional depende da compra e venda de moeda, sendo que o preço delas fica em função de diversos fatores. Dependendo destes, as taxas de câmbio dos países podem oscilar para uma valorização cambial ou para uma desvalorização. No contexto de uma perspectiva de aumento das exportações, mantendo o volume das importações sem variação, o que poderia acontecer com o saldo líquido das Reservas Internacionais do país e com a posição da taxa de câmbio? Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo:
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Uma vez que o nível das exportações de um país tem uma tendência de aumento, enquanto as importações se mantém no mesmo nível, a consequência natural é da entrada de divisas (na maior parte das vezes, dólares), fazendo com que as Reservas Internacionais do país aumentem.
Em relação ao câmbio, a outra consequência é da desvalorização da moeda estrangeira frente à moeda nacional, tomando como o exemplo o dólar, com mais dólares circulando na economia do país, a tendência é a sua natural desvalorização.
Respondido por
48
Resposta:
Maior, se refletindo em uma tendência de Reserva Internacional maior também, isso irá trazer boas perspectivas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de valorização
Explicação:
Perguntas interessantes