O comércio com a Índia pode ter como consequência a fabricação de mercadorias com menos mão de obra, e, sem que diminuam os salários, uma baixa geral nos preços. Pois, se as mercadorias podem ser fabricadas com menos trabalho, o preço delas, naturalmente será menor.O comércio com as Índias Orientais, ao nos trazer artigos fabricados a preços mais baixos que os nossos, terá por efeito, com muita probabilidade, obrigar-nos a inventar processos e máquinas que nos permitam produzir com uma mão de obra menor e com menor despesa e, com isso, abaixar os preços dos objetos manufaturados. Analise o texto e mostre a relação da concorrência entre os mercadores com o desenvolvimento da Revolução Industrial
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
A retomada do comércio teve suma importância para o fim do regime feudal. A partir daí, os esforços foram em garantir rotas comerciais para as Índias que não fossem monopolizadas.
Do continente asiático vinham tecidos, especiarias e outros tipos de riqueza. Porém, com os avanços tecnológicos na Europa, os artesãos passaram a desenvolver técnicas e máquinas para tornar a produção mais eficiente.
Com a descoberta do motor a vapor, foi possível instalar fábricas, que tornavam o processo de produção menos oneroso e rentável, concorrendo com a produção asiática, que era manual.
Perguntas interessantes