O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista, reivindicavam: * a) Inclusão da Chechênia no Comunidade dos Estados Independentes, CEI. b) Ajuda militar russa as tropas chechenas na defesa de suas fronteiras. c) Ajuda humanitária do governo de Moscou as populações pobres das montanhas da Chechênia. d) Anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia. e) Saída das forças militares russas da Chechênia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) a saída das forças militares russas da Chechênia.
Explicação:
Os terroristas chechenos que promoveram o ataque em Beslan queriam a saída das tropas russas da Chechênia.
A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista, reivindicavam o que está apontado na letra E) Saída das forças militares russas da Chechênia.
O terrorismo civilizacional é um novo tipo de terrorismo que rompeu com o tão tradicional terrorismo radical. Esse novo tipo de terrorismo possui um caráter "globalizado". Podemos dizer que o terrorismo organizacional é extremamente organizado e pensado nos mínimos detalhes, com propósitos muito maiores, não sendo "apenas" atos violentos e que objetivam causar medo.
É isso que percebemos na ocupação de um grupo terrorista na escola de Beslan, que desejavam a saída das tropas russas da região de Chechênia.
Leia sobre assunto relacionado em:
https://brainly.com.br/tarefa/36747867