O combate à dengue não é somente uma responsabilidade dos órgão públicos, mas também tornou-se uma responsabilidade de toda população. O mosquito da dengue (Aedes Aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). Em virtude disso, a conscientização de toda população, assim como a tomada de várias medidas, são necessárias e de fundamental importância para redução e provável erradicação desta doença no Brasil. Assim, existem algumas atividades de vigilância epidemiológica que envolvem a Atenção Básica à Saúde e são desenvolvidas com o apoio da vigilância municipal e/ou estadual. Sobre a vigilância epidemiológica para evitar casos de dengue, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Mapeamento do índice de infestação da área de abrangência. ( ) Discussão das investigações dos óbitos e casos graves que porventura ocorram na área. ( ) Discussões conjuntas com equipes de controle de vetores, visando adoção de medidas capazes de reduzir a circulação viral. ( ) Acompanhamento esporádico da evolução temporal da incidência de casos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos a lembrar que a vigilância epidemiológica é um dos instrumentos de Saúde Pública com maior aplicação no mundo para registrar sistematicamente a ocorrência de doenças e seus determinantes em uma área geográfica específica, a fim de conhecer sua frequência e tendências, bem como realizar ações sanitárias para seu controle ou eliminação.
Sobre a vigilância epidemiológica para evitar casos de dengue as as afirmativas a seguir são:
(V) Mapeamento do índice de infestação da área de abrangência.
(V) Discussão das investigações dos óbitos e casos graves que porventura ocorram na área.
(V) Discussões conjuntas com equipes de controle de vetores, visando adoção de medidas capazes de reduzir a circulação viral.
(V) Acompanhamento esporádico da evolução temporal da incidência de casos.
A resposta correta é VVVF