Administração, perguntado por andremoreirafaria, 9 meses atrás

O Comandante de uma Loja de Iogurtes:

Woody Harmon passou os 22 anos de sua carreira como piloto comercial de uma grande companhia aérea. Problemas trabalhistas e gerenciais ameaçavam fechar a companhia em 1989. Ele era velho demais para ser considerado um jovem promissor que poderia facilmente conseguir colocação em outra empresa, e jovem demais para pensar em aposentadoria. Woody sabia que precisava estar preparado para assumir uma nova carreira caso a companhia fechasse.

Não demorou muito, fez amizade com Bob Sinclair, dono de uma cadeia de lojas de iogurte. “É um grande negócio, com grande potencial de lucros, Woody, desde que você trabalhe duro e fique sempre de olho”. Parecia perfeito para Woody. Ele passou um sábado ajudando Bob em uma das lojas e contou com o entusiasmo da sua esposa, Ann, que havia encontrado aquilo que queria fazer. Ann ficou preocupada com a falta de experiência de Woody para os negócios, porém ele insistia que havia encontrado a atividade certa. Por outro lado, ela cruzava os dedos esperando que a companhia aérea continuasse operando.

No entanto não continuou, e Woody, duas semanas após a sua demissão, assinou um contrato de aluguel de 3 anos. Ele conseguiu um empréstimo de $75.000 com a hipoteca de sua casa e, com a ajuda e os conselhos de Bob, encomendou todo o equipamento e iogurtes necessários para abrir uma loja.

Sessenta dias depois, Woody estava infeliz como nunca havia estado; definitivamente odiava o negócio de iogurtes. Trabalhar sete dias por semana, confinado em uma loja de 100 metros quadrados, supervisionando balconistas, estava muito longe daquilo a que era acostumado. Os negócios começaram lentamente e foram deixando-o deprimido. Ele tomava poucas decisões no trabalho, em casa era irritadiço e, para completar, não conseguia dormir, pensando no seu grande investimento, que vinha afundando. Cada avião que passava fazia com que olhasse para o céu. Por que ele imaginou que chegaria a ser um varejista? Afinal, ele pertencia à aviação e não a um shopping center.

Aceitando o conselho de amigos e da esposa, Woody colocou a loja à venda. Seu objetivo era sair daquilo. Sendo assim, pediu os mesmos $75.000 que havia investido, e, em menos de um mês, encontrou um comprador. Contudo, os termos do contrato não eram lá essas coisas; $10.000 à vista e o resto em cinco anos. O comprador era uma mulher divorciada que precisava de uma carreira. Seis meses depois de assinado o contrato, ela voltou atrás. Os negócios andavam fracos e ela estava se casando novamente, necessitando mudar de estado. “É todo seu, Woody. Você vai ter de assumi-lo de novo. A propósito, estou com o aluguel três meses atrasado”. Agora, Woody estava em uma pior situação. O proprietário ia pedir o imóvel caso o aluguel não fosse pago. Desta forma, Woody teve que fazer um cheque de $4.500 e voltar ao negócio de iogurtes. O pior é que ele havia retornado à sua antiga atividade como gerente de uma empresa de suprimentos para aviação no aeroporto e estava gostando muito dessa nova experiência de assessorar pilotos particulares. Ele temia ter que abandonar sua nova posição, a fim de proteger seu investimento e trabalhar em um negócio que odiava. Desesperado, ligou para Bob Sinclair e lhe ofereceu a empresa por aquilo que achasse um preço justo. Felizmente, para Woody, Bob fez um acerto razoável. Embora tenha perdido grande parte do seu investimento, Woody finalmente saía do buraco e era capaz de trabalhar no ambiente que se adaptava a ele.

Texto extraído do livro “Por Que os Empreendedores Falham” de James W. Halloran (1994)

Com base no texto, responda:

Analise o case apresentado e cite, pelo menos, três características de Woody Harmo, com o empreendimento do iogurte, que sejam incompatíveis do ponto de vista no perfil empreendedor. Justifique a tua resposta (30%).
Baseando-se nas diferenças entre imitação, inovação e invenção, demonstre em qual das características o case apresentado se enquadra. Justifique a tua afirmativa (30%).
De acordo com estudiosos como Timmons (1994) e Hisrich (1998), citados por Dornelas (2008), o processo empreendedor tem seu início a partir da identificação de uma oportunidade. Em seguida, ela deve ser planejada por meio de um plano de negócio. A terceira fase é a determinação e busca por recursos que coloquem a empresa no mercado e, por fim, a última fase é o gerenciamento da empresa criada. Compare as ações de Woody Harmon em relação ao processo empreendedor estudados por Timmons (1994) e Hisrich (1998) (40%).
Referências:

DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

HALLORAN, J. W. - Por que os empreendedores falham - São Paulo - Makron Books, 1994.

Soluções para a tarefa

Respondido por contatojonhenrp9wva5
0

Resposta:

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes