O colonialismo é uma prática na qual um território exerce domínio político, cultural ou religioso sobre um determinado povo. O controle é exercido por meio de uma potência ou força política militar externa que deseja explorar, manter ou expandir seu território. Na maioria das vezes, essa prática acontece sem o consentimento de seus habitantes, que, com a exploração, perdem parte de seus bens (solos, recursos naturais, moradia) ou possíveis direitos políticos que pudessem ter.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É importante conhecer a literatura diaspórica produzida por autores e autoras das ex-colônias inglesas como o Caribe, a Índia e a Oceania.
PORQUE
II. Ainda que a qualidade literária dos chamados textos pós-coloniais não possa corresponder às expectativas do leitor de textos clássicos, tais obras representam um importante registro cultural e documental das vivências de seus povos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Alternativa A.
Explicação: Ambos estão corretas, pois os pós-colonialistas buscam expressar suas vivências, sofrimentos e como a cultura colonial foi nociva ao seu povo, o que pode ser criticado por alguns leitores dos clássicos.
Perguntas interessantes