“O colapso econômico levou o fluxo migratório da Venezuela ao Brasil a aumentar desde 2015. Nos primeiros seis meses deste ano, mais de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima, segundo a Polícia Federal. O número já é 20% maior do que o registrado em todo o ano de 2017, quando foram recebidas pouco mais de 13,5 mil solicitações. Com a piora da crise, a imigração se intensificou especialmente por terra. Assim, os venezuelanos têm de cruzar, muitas vezes a pé, a fronteira com o município de Pacaraima, norte de Roraima. O fluxo provocou reações em Roraima e na cidade fronteiriça com cerca de 10 mil habitantes. O prefeito do município estudou, em fevereiro, decretar estado de calamidade por causa do número de venezuelanos acampados na cidade.” (G1. Crise na fronteira entre Brasil e Venezuela envolve colapso econômico e queda de braço judicial; entenda. Publicado em: 18.08.2018. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. )
Tomando como referência o recorte jornalístico e as políticas do governo brasileiro para recebimento dos imigrantes venezuelanos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O Estado brasileiro já se manifestou contrário ao acolhimento e interiorização dos venezuelanos, em especial, pelo fato de que a crise econômica na Venezuela não foi causada pelo Brasil.
( ) O ACNUR tem apoiado o governo federal brasileiro, em especial para o ordenamento de fronteira, abrigamento e processo de interiorização.
( ) As reações contrárias a entrada de venezuelanos têm provocado na população brasileira ataques e discriminações como xenofobia e violação dos bens pessoais dos estrangeiros.
( ) Os venezuelanos, que entram de forma ilegal no território brasileiro, devem ser deportados, sem direito à atendimento a serviços básicos ou acesso a um advogado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – F – V – F.
b.
V – V – V – F.
c.
F – V – V – F.
d.
V – V – F – F.
e.
V – F – V – V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta correta: F-V-V-F
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás