História, perguntado por elidianepaiva79051, 10 meses atrás

O Código de Hamurabi foi organizado pelo rei Hamurabi, que governou a Babilônia entre 1795 a.C. e 1750 a.C. O Rei reuniu diversas leis com outras já formalizadas, como, por exemplo, a chamada Lei de Talião. Com o Código de Hamurabi, foi estabelecido o primeiro conjunto de leis que regulavam a vida dos súditos. Leia a seguir dois artigos que o compõem. [...] 218. Se um médico fizer uma grande incisão com um bisturi e matar, ou se abrir um tumor com um bisturi e cortar fora o olho, suas mãos deverão ser cortadas. 219. Se um médico fizer uma grande incisão no escravo de um liberto e o matar, deve substituir o escravo por outro escravo. [...] Fonte: O CÓDIGO de Hammurabi: escrito em cerca de 1780 a.C. Tradução de Leonard William King. São Paulo: Madras, 2005. p. 65. Com base na leitura desses artigos, é possível afirmar que A os artigos do Código de Hamurabi apresentam diferenciação nas punições a serem aplicadas de acordo com a posição social da vítima ou do acusado. B a mão de obra escravizada era escassa entre os babilônicos, por isso a morte de um escravizado era punida com a morte de quem praticou o delito. C os artigos exemplificam a Lei de Talião, em que os crimes cometidos naquela sociedade deveriam ser compensados financeiramente. D os artigos evidenciam a importância que se dava às atividades realizadas pelos escravizados na sociedade babilônica. E o Código de Hamurabi era pautado pela ideia religiosa de perdão aos criminosos e arrependimento pelos respectivos crimes.

Soluções para a tarefa

Respondido por ParkChimmyKook
2

B) A mão de obra escravizada era escassa entre os babilônicos, por isso a morte de um escravizado era punida com a morte de quem praticou o delito.

Respondido por maelyc2
5

Resposta:

Sobre o Código de Hamurabi e seus respectivos artigo apresentados, podemos concluir que eles apresentam diferenciação nas punições a serem aplicadas de acordo com a posição social da vítima ou do acusado.

Isso se comprava pelo fato de que se um médico matasse um homem livre, teria suas mãos cortadas, enquanto que se fosse um escravo, deveria dar outro escravo ao seu senhor.

letra:A

Explicação:

Perguntas interessantes