Sociologia, perguntado por solangebaumgaertner, 5 meses atrás

O Código de Ética profissional do assistente social aponta para uma direção social que Visa a transformação da sociedade e também assume um compromisso ético-político com a classe trabalhadora. Esse documento, não apenas normativo, mas também político, direciona o fazer profissional de forma a desenvolver ações que visam a emancipação, ao menos política, dos usuários. Imagine que você é assistente social de uma organização, e que a coordenação, diante do cenário de crise econômica, decide cortar alguns direitos dos trabalhadores de forma autoritária, não conversando determinadas questões com os mesmos. Como assistente social, responda: quais ações podem ser desenvolvidas para garantir o direito dos trabalhadores?​

Soluções para a tarefa

Respondido por railanarego2f
2

Resposta:Primeiramente, pode-se buscar entender o posicionamento da coordenação para fazer uma análise com o contexto da conjuntura social, econômica e política. Em seguida, explicar para a coordenação que deveria ter sido feita uma reunião com os trabalhadores, pois esses direitos estão garantidos na legislação trabalhista.

A fim de utilizar a ética para orientar a ação profissional, pode-se seguir o princípio de ampliação e consolidação da cidadania com vistas à garantia dos direitos sociais e também à recusa do autoritarismo. Nesse sentido, poderia ser feita uma renião com os trabalhadores para expor a conjuntura pela qual passa a organização.

Pode-se, também, mobilizar os trabalhadores a organizarem um movimento em conjunto com o sindicato para reivindicar os seus direitos, com base na legislação trabalhista, explicando que o movimento representa o exercício da cidadania e também uma forma de superar as dicotomias da sociedade capitalista.

Explicação: O método supracitado é o mais adequado visto que se encontra pautado na principal legislação que defende o assitente sócial que é o código dde ética da profissão.

Perguntas interessantes