O Código de Ética e de Conduta do Nutricionista é um instrumento delineador da atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. O documento tem como objetivo garantir que os princípios da Nutrição sejam respeitados e valorizados, e que a soberania e a segurança alimentar e nutricional sejam premissas na atuação dos nutricionistas.
CFN (2018). Resolução n. 599, de 25 de fev. de 2018. CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO NUTRICIONISTA. CFN. BRASIL, p. 1 - 19, fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2019.
Com relação ao 3º artigo do Código de Ética, no que tange os princípios fundamentais do exercício da profissão, analise o texto a seguir, completando suas lacunas:
O nutricionista deve desempenhar suas atribuições respeitando a ____________, a singularidade e pluralidade, as dimensões ____________ e religiosas, de gênero, de classe social, raça e etnia, a liberdade e diversidade das práticas alimentares, de forma ____________, sem discriminação de qualquer natureza em suas relações profissionais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacuna
vida / culturais / dialógica. CORRIGIDO PELO AVA
Soluções para a tarefa
Os termos que preenchem as lacunas abaixo são:
vida - que é a condição indispensável (no plano físico) para o exercício dos direitos humanos. O respeito à vida vai muito além do respeito ao próximo.
culturais - representa a dimensão cultural, onde cada indivíduo possui hábitos e costumes que devem ser respeitados por tais profissionais.
dialógica - a melhor forma para se resolver um problema é por meio do diálogo, onde as pessoas procuram agir de forma educada e cordial.
Força e Honra!
Resposta:
Corrigido pelo AVA Agora F V V V
Explicação:
A atualização do Código de Ética dos nutricionistas emergiu da necessidade de ressignificar as diretrizes devido a complexidade do contexto contemporâneo atual. Uma vez que houveram mudanças na sociedade, ampliação dos campos de atuação profissional e avanços na ciência e nas políticas públicas no campo da alimentação e nutrição.
CFN (2018). Resolução n. 599, de 25 de fev. de 2018. CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO NUTRICIONISTA. CFN. BRASIL, p. 1 - 19, fev. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/nyRJLv>. Acesso em: 31 jan. 2019.
Tomando como referência o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A atenção nutricional prestada pelo nutricionista não deve ir além do significado biológico da alimentação e considerar suas dimensões ambiental, cultural, econômica, política, psicoafetiva, social e simbólica.
( ) O nutricionista deve exercer a profissão de forma crítica e proativa, com autonomia, liberdade, justiça, honestidade, imparcialidade e responsabilidade, ciente de seus direitos e deveres, não contrariando os preceitos técnicos e éticos.
( ) O nutricionista tem o compromisso de conhecer e pautar sua atuação nos princípios universais dos direitos humanos e da bioética, na Constituição Federal e nos preceitos éticos contidos neste Código.
( ) A atuação do nutricionista deve ser pautada pela defesa do Direito à Saúde, do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional de indivíduos e coletividades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
F – V – V – V. Correto