O Código de Ética apresenta os direitos e deveres dos jornalistas, prevendo, inclusive, as possíveis punições para o caso de desobediência.
Conforme o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o profissional da área deve valorizar, honrar e dignificar a profissão. Isso significa que:
A.
ele deve colocar a sua profissão em primeiro lugar, defendendo os colegas jornalistas e o seu próprio trabalho em qualquer situação, ainda que precise receber salário menor do que o piso.
B.
ele deve apoiar os colegas de profissão, defender o cumprimento do piso salarial e a carga horária de trabalho, lutar pela liberdade de expressão e priorizar o interesse público.
C.
ele deve apoiar os colegas de profissão que não recebem o piso salarial ou que trabalham mais do que o devido, lutar pela liberdade de expressão e priorizar o interesse público.
D.
ele deve colocar a sua profissão em primeiro lugar, defendendo os colegas jornalistas e o seu próprio trabalho em qualquer situação, ainda que precise trabalhar mais horas do que o previsto.
E.
ele deve incentivar a si mesmo e aos colegas de profissão a trabalharem mais horas do que o previsto pela categoria, pois isso irá garantir a divulgação de fatos de interesse público.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B. ele deve apoiar os colegas de profissão, defender o cumprimento do piso salarial e a carga horária de trabalho, lutar pela liberdade de expressão e priorizar o interesse público.
Explicação:
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros normatiza que o profissional não pode aceitar ou oferecer trabalho remunerado que não estiver de acordo com o piso salarial e a carga horária legal fixada pela entidade de classe. Também estabelece que o jornalista deve prestar solidariedade aos colegas que sofrem perseguição ou agressão em consequência de sua atividade profissional. Defender e valorizar a sua profissão também significa cumprir e lutar para que se cumpra o papel fundamental do jornalismo, calcado pela liberdade de expressão e pela pluralidade, não permitindo a submissão a diretrizes contrárias à apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação, defendendo o interesse público.